segunda-feira, 25 de abril de 2022

 DISCURSO DO SANTO PADRE FRANCISCO

A UM GRUPO DE ALUNOS DA CAPELÂNIA CATÓLICA

DA UNIVERSIDADE DA RAINHA DE BELFAST (IRLANDA)


segunda-feira, 25 de abril de 2022





Caros amigos ,


Saúdo todos vós com afecto e alegria no Senhor Ressuscitado por ocasião da vossa peregrinação a Roma. Este nosso encontro acontece no momento em que vocês celebram o cinquentenário da Capelania Católica na Queen's University.


Ao atingir este marco, encorajo-vos não só a aprofundar a compreensão e a apreciação da riqueza intelectual e espiritual da tradição católica, mas também, e com espírito verdadeiramente evangélico, a cultivar a  cultura do encontro  entre vós e na comunidade universitária . A fé cristã é essencialmente um encontro com Jesus Cristo. Se realmente acreditamos em Jesus, devemos tentar nos comportar como Jesus: conhecer os outros, conhecer aqueles que nos rodeiam, compartilhar com eles a verdade salvadora do Evangelho. Como pessoas, e especialmente como cristãos, somos feitos de tal maneira que não podemos viver, crescer e nos realizar senão na busca da verdade e no dom sincero de nós mesmos aos outros.


Construir uma cultura de encontro a serviço do reino de Deus nos compromete pessoalmente. Não se trata simplesmente de ver, mas de olhar; trata-se não só de ouvir, mas de escutar; não basta encontrar ou passar por pessoas, mas é necessário parar e envolver-se com elas nas coisas que realmente importam (cf.  Fl  1,10). É também estimulante, porque partilhamos o nosso caminho com os outros, apoiamo-nos mutuamente na nossa busca da verdade e nos esforçamos por tecer uma rede de relações que possa tornar a nossa vida juntos "uma verdadeira experiência de fraternidade, uma caravana de solidariedade, uma santa peregrinação" (  Exortação Apostólica Evangelii gaudium, 87). Que cada um de vós possa, à sua maneira, ser promotor desta cultura do encontro no ambiente universitário e assim contribuir para manter vivas as nobres tradições irlandesas de hospitalidade, reconciliação, fidelidade ao Evangelho e perseverança na busca da santidade.


Com estes sentimentos, confio todos vós à materna intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria. Que vocês continuem sendo uma comunidade de fé e amizade no coração do campus universitário. E peço-lhe, por favor, que se lembre de orar por mim. Obrigado!


Copyright © Dicastério para a Comunicação - Libreria Editrice Vaticana

Sem comentários: