domingo, 24 de abril de 2022

Angelus (Texto)

 PAPA FRANCISCO

REGINA CAELI

Praça de São Pedro

II Domingo de Páscoa ou Domingo da Divina Misericórdia, 24 de abril de 2022


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje, último dia da Oitava Pascal, o Evangelho fala-nos da primeira e da segunda aparições do Ressuscitado aos discípulos. Jesus vem na Páscoa, enquanto os Apóstolos estão fechados no Cenáculo, por medo, mas como Tomé, um dos Doze, não está presente, volta oito dias depois (cf. Jo 20 , 19-29). Vamos nos concentrar nos dois protagonistas, Tomé e Jesus, olhando primeiro para o discípulo e depois para o Mestre. É um bom diálogo que esses dois têm.

O apóstolo Tomé, em primeiro lugar. Ele representa todos nós, que não estávamos presentes no Cenáculo quando o Senhor apareceu e não tivemos outros sinais físicos ou aparições dele. Nós também, como aquele discípulo, às vezes lutamos: como você acredita que Jesus ressuscitou, que nos acompanha e é o Senhor da nossa vida sem tê-lo visto, sem tê-lo tocado? Como você acredita nisso? Por que o Senhor não nos dá alguns sinais mais evidentes de sua presença e amor? Alguns sinais que vejo melhor... Aqui também nós somos como Thomas, com as mesmas dúvidas, os mesmos raciocínios.

Mas não temos que ter vergonha disso. Ao nos contar a história de Tomé, de fato, o Evangelho nos diz que o Senhor não procura cristãos perfeitos. O Senhor não procura cristãos perfeitos. Digo-vos: tenho medo quando vejo algum cristão, alguma associação de cristãos que se julgam perfeitos. O Senhor não procura cristãos perfeitos; o Senhor não procura cristãos que nunca duvidem e sempre ostentem uma fé segura. Quando um cristão é assim, algo está errado. Não, a aventura da fé, como para Tomé, é feita de luzes e sombras. Se não, que fé seria essa? Conhece momentos de consolação, de entusiasmo e entusiasmo, mas também de cansaço, perplexidade, dúvidas e trevas. O Evangelho nos mostra a "crise" de Tomé para nos dizer que não devemos temer as crises da vida e da fé. As crises não são um pecado, são uma jornada, não devemos temê-los. Muitas vezes nos humilham, porque nos tiram a ideia de estar bem, de ser melhor que os outros. As crises ajudam-nos a reconhecer-nos na necessidade: elas reacendem a necessidade de Deus e, assim, permitem-nos voltar ao Senhor, tocar as suas feridas, experimentar novamente o seu amor, como da primeira vez. Queridos irmãos e irmãs, é melhor uma fé imperfeita, mas humilde, que sempre retorna a Jesus, do que uma fé forte, mas presunçosa, que nos torna orgulhosos e arrogantes. Ai desses, ai! Queridos irmãos e irmãs, é melhor uma fé imperfeita, mas humilde, que sempre retorna a Jesus, do que uma fé forte, mas presunçosa, que nos torna orgulhosos e arrogantes. Ai desses, ai! Queridos irmãos e irmãs, é melhor uma fé imperfeita, mas humilde, que sempre retorna a Jesus, do que uma fé forte, mas presunçosa, que nos torna orgulhosos e arrogantes. Ai desses, ai!

E diante da ausência e do caminho de Tomé, que muitas vezes também é nosso, qual é a atitude de Jesus? O Evangelho diz duas vezes que Ele "veio" (vv. 19.26). Uma primeira vez, depois uma segunda vez, oito dias depois. Jesus não desiste, não se cansa de nós, não tem medo das nossas crises, das nossas fraquezas. Ele sempre volta: quando as portas estão fechadas, ele volta; quando duvidamos, ela volta; quando, como Thomas, precisamos conhecê-lo e tocá-lo mais de perto, ele volta. Jesus sempre volta, sempre bate à porta, e não volta com sinais poderosos que nos fariam sentir pequenos e inadequados, até envergonhados, mas com suas feridas; ele volta mostrando-nos suas feridas, sinais de seu amor que se casou com nossas fragilidades .

Irmãos e irmãs, sobretudo nos momentos de cansaço ou de crise, Jesus, o Ressuscitado, deseja voltar a estar conosco. Ele apenas espera que o procuremos, o invoquemos, enquanto nós, como Tomé, protestamos, levando-lhe nossas necessidades e nossa incredulidade. Ele sempre volta. Porque? Porque ele é paciente e misericordioso. Ele vem abrir os cenáculos dos nossos medos, das nossas incredulidades, porque quer sempre nos dar outra oportunidade. Jesus é o Senhor das "outras oportunidades": sempre nos dá outra, sempre. Então, vamos pensar na última vez - vamos fazer alguma memória - em que, durante um momento difícil, ou um período de crise, nos fechamos, nos entrincheirando em nossos problemas e deixando Jesus fora de casa. E prometamos a nós mesmos, na próxima vez, no esforço, buscar Jesus, retornar a ele, ao seu perdão - Ele sempre perdoa, sempre! -, volte para aquelas feridas que nos curaram. Assim, também nos tornaremos capazes de compaixão, de abordar as feridas dos outros sem rigidez e sem preconceitos.

Que Nossa Senhora, Mãe da Misericórdia - gosto de pensar nela como Mãe da Misericórdia na segunda-feira depois do Domingo da Misericórdia - nos acompanhe no caminho da fé e do amor.

___________________________________

Depois da Regina Caeli

Queridos irmãos e irmãs ,

hoje várias Igrejas orientais católicas e ortodoxas, bem como várias comunidades latinas, celebram a Páscoa segundo o calendário juliano. Comemoramos no domingo passado, de acordo com o calendário gregoriano. Apresento-lhes os meus melhores votos: Cristo ressuscitou, ressuscitou verdadeiramente! Que ele seja aquele que enche de esperança as boas expectativas dos corações. Que seja ele quem dê a paz, indignado com a barbárie da guerra. Só hoje se passaram dois meses desde o início desta guerra: em vez de parar, a guerra aumentou. É triste que nestes dias, que são os mais santos e solenes para todos os cristãos, se ouve mais o rugido mortal das armas do que o som dos sinos anunciando a ressurreição; e é triste que as armas estejam cada vez mais tomando o lugar da palavra.

Renovo o apelo a uma trégua pascal, sinal mínimo e tangível do desejo de paz. Parar o ataque, para atender o sofrimento da população exausta; paremos, obedecendo às palavras do Ressuscitado, que no dia da Páscoa repete aos seus discípulos: « A paz esteja convosco! "( Lc 24,36; Jo 20,19,21). Peço a todos que aumentem a oração pela paz e tenham a coragem de dizer, para mostrar que a paz é possível. Líderes políticos , por favor, ouçam a voz das pessoas que querem a paz, não uma escalada do conflito.

Neste sentido, saúdo e agradeço aos participantes da extraordinária Marcha Perúgia-Assis pela paz e fraternidade, que hoje se realiza; assim como aqueles que aderiram, dando vida a eventos semelhantes em outras cidades da Itália.

Hoje os Bispos dos Camarões fazem uma peregrinação nacional com os seus fiéis ao Santuário Mariano de Marianberg, para consagrar novamente o país à Mãe de Deus e colocá-lo sob a sua protecção. Eles rezam em particular pelo retorno da paz ao seu país, que há mais de cinco anos, em várias regiões, foi dilacerado pela violência. Façamos também nosso apelo, juntamente com os irmãos e irmãs de Camarões, para que Deus, por intercessão da Virgem Maria, conceda em breve a paz verdadeira e duradoura a este amado país.

Saúdo todos vós, romanos e peregrinos vindos da Itália e de muitos países. Em particular, saúdo os polacos, pensando nos compatriotas que celebram o "Dia do Bem" promovido pela Caritas, e também para as vítimas de acidentes de mineração. Saúdo os fiéis de Milão, Faenza, Verolanuova, Nembro e os voluntários vicentinos da Ordem de Malta. Uma saudação especial à peregrinação dos jovens confirmados da diocese de Piacenza-Bobbio, acompanhados pelo seu Bispo, bem como aos Crisma de Mondovì, Almenno San Salvatore, Albegno, Cazzago San Martino e Alta Padovana, e também aos o grupo de Sant'Angelo Lodigiano e os coroinhas de Spirano. Saúdo os devotos da Divina Misericórdia aqui reunidos hoje, na igreja-santuário de Santo Spirito em Sassia; e os participantes da Caminhada da Sacra di San Michele ao Monte Sant'Angelo.

Bom domingo a todos! E por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus.



Copyright © Dicastério para a Comunicação - Libreria Editrice Vaticana


Sem comentários: