segunda-feira, 18 de abril de 2022

REGINA CAELI (Texto)

 


PAPA FRANCISCO

REGINA CAELI

Praça de São Pedro
Segunda-feira de Páscoa, 18 de abril de 2022

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Os dias da Oitava da Páscoa são como um único dia em que se prolonga a alegria da Ressurreição. Assim, o Evangelho da liturgia hodierna continua a falar-nos do Ressuscitado, da sua aparição às mulheres que foram ao sepulcro (cf. Mt 28 , 8-15). Jesus vai ao seu encontro, saúda-os; depois diz-lhes duas coisas, que também nos fará bem acolher, como presente de Páscoa. São dois conselhos do Senhor, um presente de Páscoa.

Primeiro, ele os tranquiliza com duas palavras simples: "Não tenha medo" (v. 10). Não tenha medo. O Senhor sabe que os medos são nossos inimigos diários. Ele também sabe que nossos medos surgem do grande medo, o medo da morte: medo de desaparecer, de perder entes queridos, de ficar doente e não conseguir mais... Mas na Páscoa Jesus venceu a morte. Ninguém mais, portanto, pode nos dizer de forma mais convincente: "Não tenha medo", "não tenha medo". O Senhor o diz ali mesmo, junto ao túmulo de onde saiu vitorioso. Assim, ele nos convida a sair das sepulturas de nossos medos. Ouçamos com atenção: saiam das sepulturas dos nossos medos, porque os nossos medos são como sepulturas, enterram-nos por dentro. Ele sabe que o medo está sempre agachado na porta do nosso coração e que precisamos ouvi-lo repetidonão tenha medo, não tenha medo , não tenha medo : na manhã de Páscoa como na manhã de todos os dias para ouvir: "Não tenha medo". Seja corajoso. Irmão, irmã que crê em Cristo, não tema! “Eu – Jesus lhe diz – senti a morte por você, tomei sobre mim o seu mal. Agora eu ressuscitei para te dizer: estou aqui, com você, para sempre. Não tema!". Não tenha medo.

Mas como podemos dizer, para combater o medo? A segunda coisa que Jesus diz às mulheres nos ajuda: "Ide e dizei a meus irmãos que vão para a Galiléia: lá me verão" (v. 10). Vá anunciar. O medo sempre nos fecha sobre nós mesmos; nos fecha sobre nós mesmos. Jesus, por outro lado, nos deixa sair e nos envia para os outros. Aqui está o remédio. Mas eu - podemos dizer - não sou capaz! Mas pense, aquelas mulheres certamente não eram as mais idôneas e preparadas para anunciar o Ressuscitado, mas o Senhor não se importa. Ele se importa que as pessoas saiam e se anunciem. Saia e anuncie. Saia e anuncie. Porque a alegria da Páscoa não deve ser guardada para si mesmo. A alegria de Cristo se fortalece ao doá-la, multiplica-se ao compartilhá-la. Se abrimos e levamos o Evangelho, nossos corações se expandem e superam o medo. Este é o segredo: anunciar para vencer o medo.

O texto de hoje diz que o anúncio pode encontrar um obstáculo: a falsidade . De fato, o Evangelho narra "um contra-anúncio". Que? A dos soldados que guardavam o túmulo de Jesus. São pagos - diz o Evangelho - "com uma boa soma de dinheiro" (v. 12), uma bela dica, e eles recebem estas instruções: "Diga assim:" Seus discípulos vieram de noite e o roubaram enquanto dormíamos "" (v. 13). Você estava dormindo? Você viu como eles roubaram o corpo durante o sono? Há uma contradição aí, mas uma contradição em que todos acreditam, porque há dinheiro envolvido. É o poder do dinheiro, aquele outro senhor que Jesus diz que nunca devemos servir. São dois senhores: Deus e o dinheiro. Nunca sirva o dinheiro! Aqui está a falsidade, a lógica da ocultação, que se opõe ao anúncio da verdade. É um lembrete para nós também: falsidades - nas palavras e na vida - poluem o anúncio, corrompem por dentro, levam de volta ao sepulcro. As falsidades nos trazem de volta, nos levam à morte, ao sepulcro. O Ressuscitado, por outro lado, quer que saiamos dos túmulos de falsidades e vícios. Antes do Senhor ressuscitado, existe este outro "deus": o deus do dinheiro, que suja tudo, tudo estraga, fecha as portas da salvação. E isso está em toda parte: na vida cotidiana há a tentação de adorar esse deus do dinheiro.

Queridos irmãos e irmãs, com razão nos escandalizamos quando, através da informação, descobrimos mentiras e mentiras na vida das pessoas e na sociedade. Mas vamos também dar um nome à falsidade que temos por dentro! E colocamos essas nossas opacidades, nossas falsidades, diante da luz de Jesus ressuscitado. Ele quer trazer à luz as coisas ocultas, tornar-nos testemunhas transparentes e luminosas da alegria do Evangelho, da verdade que nos liberta (cf. Jo 8,32).

Maria, a Mãe do Ressuscitado, ajuda-nos a vencer os nossos medos e dá-nos a paixão pela verdade.


Depois de Regina Caeli

Queridos irmãos e irmãs!

Mais uma vez Feliz Páscoa a todos vocês, romanos e peregrinos de vários países!

Que a graça do Ressuscitado dê conforto e esperança aos que sofrem: ninguém seja abandonado! Brigas, guerras e disputas dão lugar ao entendimento e à reconciliação. Enfatize sempre esta palavra: reconciliação, porque o que Jesus fez no Calvário e com Sua ressurreição é reconciliar todos nós com o Pai, com Deus e uns com os outros. Reconciliação!

Deus venceu a batalha decisiva contra o espírito do mal: que ele vença! Renunciemos aos nossos desígnios humanos, convertamo-nos aos seus desígnios de paz e justiça.

Agradeço a todos aqueles que, nestes dias, me enviaram felicitações. Sou especialmente grato pelas orações! Peço a Deus, por intercessão da Virgem Maria, que recompense cada um com os seus dons.

Esta tarde, aqui na Piazza , encontrarei mais de cinquenta mil adolescentes de toda a Itália. Um belo sinal de esperança! Já existem alguns! É por isso que a praça é preparada assim.

Desejo que todos vivam estes dias pascais na paz e na alegria que vêm de Cristo Ressuscitado. Por favor, continue orando por mim. Bom almoço e adeus!

A praça: Viva o Papa!

O Papa responde: Eh! Muito bem os meninos da Imaculada Conceição!



Copyright © Dicastério para a Comunicação - Libreria Editrice Vaticana


Sem comentários: