27 de out de 2024 às 00:01
Hoje (27) é a festa de santo Odrano (Odran ou Odhran), que foi chamado de "nobre e sem mancha". Odrano viveu entre os séculos V e VI e talvez seja o mais famoso abade do mosteiro de Meath, Irlanda.
A evangelização da Escócia e a morte de Odrano
Santo Odrano viveu por mais de 40 anos em Silvermines, no condado de Tipperary, Irlanda, e é considerado o responsável pela construção da igreja local em 520. Segundo a tradição irlandesa, Odrano foi abade do mosteiro de Meath e fundou o mosteiro de Lattreagh.
Em 563, Odrano fez parte do grupo que partiu para a ilha escocesa de Iona (Ilhas Hébridas Interiores, arquipélago da Escócia), onde acabou morrendo. Odrano e seus companheiros partiram de Loch Foyle, Irlanda, para Iona ao lado de são Columba (521-597), santo padroeiro dos escoceses. Iona é uma pequena ilha no oeste da Escócia, onde foi construído um mosteiro e de onde começou a evangelização do povo escocês.
Uma antiga tradição irlandesa diz que, logo após desembarcar em Iona, Odrano sentiu que seu fim estava próximo e disse: "Serei o primeiro cristão a morrer nesta região". Ao que são Columba respondeu: "Eu lhe asseguro que você irá para o Reino dos Céus e prometo que ninguém obterá uma graça em meu túmulo sem tê-la pedido a você também". Como Columba não queria ver seu amigo morrer, ele lhe deu sua bênção e eles seguiram caminhos diferentes.
Um combate nas alturas
Columba estava na metade de seu caminho quando ergueu os olhos para o céu. De repente, ele ficou paralisado, como se estivesse em um profundo êxtase. Seus companheiros perguntaram o que ele estava vendo e Columba respondeu, para surpresa de todos, que estava vendo a batalha travada nas alturas entre os espíritos bons e os maus. Em seguida, disse que também tinha visto como os anjos estavam levando triunfantes a alma de santo Odrano para o céu.
A companhia aérea de bandeira da Irlanda, Aer Lingus, batizou um de seus aviões de passageiros, um Boeing 757, de "St. Otteran-Odhrán". ‘Otteranus é ‘Odrano’ em latim, provavelmente em alusão à lenda do santo voando pelos ares acompanhado por anjos.
Escócia e Irlanda unidas
Santo Odrano foi o primeiro dos monges irlandeses a morrer e ser enterrado em Iona, na Escócia. Sua morte foi registrada em 548. Seu local de sepultamento, que fica no único cemitério da ilha, é chamado de "Reilig Orain" em sua homenagem. Um relato antigo diz que seu túmulo está localizado na base da capela do local.
O santo fundou o mosteiro de Latteragh no condado de Tipperary, que mais tarde foi renomeado Leitrioch Odrain. Embora pouco se saiba sobre os detalhes de sua vida, ele é celebrado como um bispo santo em toda a Irlanda.
Sem comentários:
Enviar um comentário