segunda-feira, 17 de novembro de 2008

ATÉ LOGO



Queridos Amigos



Continuo pelas terras de Portugal continental a reparar a saúde física…

Depois de uns dias em Lisboa a cumprir calendário de tratamentos fisiátricos, viajei mais para norte, até Coimbra, onde era necessária uma “revisão” geral.

Terminarei esta “via-sacra” no final do mês em Fátima, onde rezarei por todos vós, os que clicam no meu blogue.

Daí que a minha “partilha” não está a ser tão constante como habitualmente e, altura haverá, em que será mesmo interrompida.

Um abraço para todos e até logo, se Deus quiser.

O MEU TESTEMUNHO

AS MARAVILHAS DO SENHOR


Mil anos que eu viva, não darão para agradecer as maravilhas que Deus faz comigo!

Sim, Deus existe, meus amigos.
Ele intervém na minha vida com a Sua divina Sabedoria. Eu, é que muitas vezes não entendo os Seus sinais e caminhos, porque a minha inteligência é humana e não atinge tamanho Amor desinteressado.
Mas Ele está sempre presente!

O Senhor “ouviu o meu clamor “ porque teve compaixão desta pecadora.
Ele ama os pecadores. Jesus veio ao mundo para salvar os fracos, os pecadores.
Veio para salvar-me e ressuscitar-me .

É este o meu testemunho de Hoje: Haja o que houver, não desistas de Deus, crê Nele, somente! Ele ama-te assim, tal qual és.
Um abraço.

domingo, 16 de novembro de 2008

HOJE É DIA DO SENHOR


DOMINGO XXXIII DO TEMPO COMUM
– ANO A


Leituras:

Prov 31, 10-13.19-20.30-31
Sl 127, 1-5
1 Tes 5, 1-6
Mt 25, 14-30 ou 25, 14-15.19-21

COMENTÁRIO ÀS LEITURAS

"Nem vaidade, nem falsa modéstia! É bom não gostar de dar nas vistas. Mas é mau que não nos empenhemos na prática do bem, devido a falsa modéstia, ao medo de nos expormos, ao receio do que dirão. Isso pode levar a autênticos pecados de omissão. Como o caso do terceiro servo que recebeu (só) um talento e o foi enterrar, para o não perder. Que importante, por isso, não incutir medos às crianças, que benéfico ajudar a superar medos injustificados e paralisantes!
Quem não arrisca, quem não entra no jogo, está derrotado à partida, de certeza que não ganha, e já perdeu. É assim na vida dos negócios. Também é assim na vida da comunidade: se todos enterram os talentos que possuem, não sucede nada, há silêncio e retrocesso.
Vamos à descoberta dos talentos que Deus nos deu. Não os enterremos, por medo ou por humildade fingida. Custa a coragem de começar, mas, depois, comprometendo-nos no trabalho, vem a alegria.
Todos os talentos, grandes ou pequenos, são dom de Deus. E os dons de Deus são, ao mesmo tempo, missão, encargo, tarefa a cumprir, em proveito da comunidade.
No fim, não seremos interrogados, em primeiro lugar, sobre os erros que tivermos cometido, mas sim, provavelmente, sobre o bem que não fizemos.

Como se… «Age, como se tudo dependesse de ti, e confia, como se tudo dependesse de Deus» (Santo Inácio de Loiola).
Não nos podemos deixar bloquear pelo medo do fracasso. Um aluno bloqueado pelo medo, não pode aprender. Tenhamos coragem de arriscar cometer erros. «Aprende-se, errando». Não há ninguém perfeito, a não ser Deus. Deus permite as nossas falhas, gosta de nós, vencedores ou derrotados. Aprendamos dos dois primeiros servos da parábola do Evangelho deste Domingo: a ser fiéis, dignos de confiança, prontos para o risco. Confiemos em Deus, que confia em nós e nos confia o mundo, o próximo. Somos responsáveis pelos nossos irmãos. Há pobreza, porque não se vive a fraternidade. Há guerras, porque não nos comportamos como irmãos. Não faltam, nas nossas paróquias, confrarias e comissões de festas. Em quantas existem grupos de pessoas para atenderem às carências e às desigualdades sociais? Quem trata de que possam estudar os filhos dos que não podem pagar os estudos dos filhos? Quem busca e põe a funcionar soluções humanas para curar a solidão e o esquecimento a que são votados tantos irmãos nossos abandonados? "

(Jesuítas)

sábado, 15 de novembro de 2008

MISSA EM RITO MOÇARABE NA SÉ VELHA DE COIMBRA

SÉ VELHA DE COIMBRA



A CATEDRAL HISTÓRICA DE COIMBRA


Na Sé Velha de Coimbra, participei hoje, na MISSA DA VIRGEM SANTA MARIA em Rito Moçarabe, animada com música Medieval.

O Rito Moçarabe, era um rito cristão. Diferente do latino, mas fiel à Fé Cristã. Por isso a sua apresentação, nesta igreja foi autorizada “per modum actus”e como meio de cultura religiosa.

Foi uma surpresa agradável, pois este rito está cheio de orações lindas, dialogadas, “exigindo”da nossa parte respostas constantes. Comungámos nas duas espécies.
O Templo estava lotado.

Amanhã, pelas 11.00 horas haverá a SAGRAÇÃO DO TEMPLO que constará da Evocação da Bênção das Pedras.

Estes eventos inserem-se nas comemorações dos 500 anos do Retábulo Gótico da Catedral Histórica de Coimbra.

Brasil e Santa Sé assinam acordo





Bento XVI recebe o presidente Lula



“Bento XVI recebeu esta manhã, no Vaticano, o Presidente brasileiro, Lula da Silva.

A Sala de imprensa da Santa Sé refere, num comunicado, que a audiência decorreu num clima cordial que permitiu “uma troca de opiniões frutuosa sobre temas da actual conjectura internacional e regional”.
O encontro versou sobre alguns aspectos da situação no Brasil, em particular sobre a política social que quer melhorar as condições de vida de tantas pessoas que vivem sem condições e à margem.
As políticas visam ainda favorecer o papel fundamental da família na luta contra a violência e a degradação social.
Foi sublinhada a colaboração entre a Igreja e o Estado com vista à promoção dos valores morais e do bem comum não apenas no país, mas em especial a favor de África.

Lula da Silva agradeceu a visita de Bento XVI ao Brasil, em Maio de 2007, por ocasião da V Assembleia Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe, em Aparecida.

Após o encontro com o Papa, Lula da Silva e o Ministro dos Assuntos Externos, Celso Amorim, encontraram-se com o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, acompanhado por D. Dominique Mamberti, Secretário para os assuntos estrangeiros. Este encontro visava firmar um acordo entre o Brasil e a Santa Sé. Também o Núncio do Brasil, D. Lorenzo Baldisseri esteve presente.

O acordo consolida os tradicionais vínculos de amizade e colaboração existente entre os dois países, como se percebe no preâmbulo e nos 20 artigos, que versam sobre diferentes assuntos, entre os quais, o estatuto jurídico da Igreja católica no Brasil, o reconhecimento dos títulos de estudo, o ensino religioso nas escolas públicas, o matrimónio canónico e o regime fiscal…”

(nternacional Lígia Silveira 13/11/2008 13:20 3115 Caracteres 223 Santa Sé)

(Ag Ecclesia)


SORRI...



PALAVRAS...


O marido lê um artigo de uma revista à mulher sobre quantas palavras usam as mulheres por dia...30,000 e os homens apenas 15,000.

A mulher contesta, ' Isso deve-se ao facto de termos que repetir tudo o que dizemos aos homens...'

O homem vira-se para a mulher e diz 'O quê?'.
....................
O TRATAMENTO DO SILÊNCIO
Um casal estava a ter alguns problemas em casa e estavam a dar um ao outro o tratamento de silêncio.
De repente, o homem lembra-se de que no dia seguinte vai precisar que a sua mulher o acorde ás 5:00 da manhã pois têm um voo de negócios. Não querendo ser o primeiro a quebrar o silêncio ( e PERDER), ele escreve num papel , 'Por favor acorda-me ás 5 da manhã'. Ele deixa o bilhete onde sabe que ela o encontrará.
Na manhã seguinte, o homem acorda, e descobre que já são 9h e que perdeu o voo. Furioso, levanta-se e quando ia ver porque é que a mulher não o acordou, repara num pedaço de papel deixado na cabeceira da cama. O papel dizia, 'São 5:00 horas. Acorda!'
Os homens não estão equipados para este tipo de concursos...
SORRISTE? AINDA BEM!
PASSA UM ALEGRE DOMINGO!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A IGREJA PELO MUNDO

ORDENAÇÃO DE NOVOS DIÁCONOS



CAMINEO.INFO / INFOMADRID.- “El sábado 22 de noviembre, a las 19,00 horas, la Catedral de la Almudena acogerá una solemne celebración eucarística durante la cual alumnos del Seminario Redemptoris Mater recibirán el Orden del Diaconado. La Misa estará presidida por el Cardenal Arzobispo de Madrid, Antonio Mª Rouco Varela. Los alumnos que recibirán el Orden del Diaconado son los seminaristas Alejandro Felipe Aravena Vera, de Chile; Gabriel Benedicto Casanova, de Madrid; Filippo Puzio, de Italia; y Eddie Sunsin Scout, de Nicaragua.Los seminarios Redemptoris Mater son un impresionante semillero de futuros sacerdotes, bajo la tutela del Camino neocatecumenal, son formados exaustivamente para trabajar en la nueva evangelización…”

PENSAMENTO DO DIA

PÁRA UM POUCO



“Jesus, meu doce amor, aqui me tens.


Eu sou vossa


e, por vosso amor,


queria salvar todos os corações para vós.”



(Maria da Conceição Pinto da Rocha
Instituto das Irmãs Reparadoras Missionárias da Santa Face)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

LUGARES DA TERRA SANTA

LA BASÍLICA DE LA ANUNCIACIÓN

Basílica de la Anunciación. Nazaret


"Es la iglesia más grande de la ciudad moderna de Nazaret. Celebra el anuncio del ángel Gabriel a María de que iba a ser la madre del Mesías. En el año 365 d. C. la Emperatriz Santa Elena erigió un altar sobre la pequeña Gruta de la Anunciación donde, según la tradición, estaba parte de la casa de María y recibió la embajada del ángel.

Al llegar a la Basílica llama la atención que el patio exterior sea, a la vez, atrio y claustro y que sus muros estén revestidos con piedras blancas y rosas.
En la fachada principal la decoración gira alrededor de la Historia de la Salvación en Jesucristo.
En las puertas de bronce del pórtico, en cambio, están resaltados diversos motivos bíblicos.
Por último, la fachada sur está dedicada totalmente a María, incluidas las tres puertas de bronce que también están en esta fachada.
El interior de la Basílica está dividido en dos iglesias superpuestas: la cripta propiamente dicha y la iglesia superior.



Cripta de la Basílisa de la Anunciación. Nazaret


La cripta está concebida en dos planos que resaltan la gruta de la Anunciación, situada en el plano inferior, muy sobria para favorecer el recogimiento.
La única decoración proviene de unas pequeñas vidrieras puestas en la parte alta de los muros.
Las investigaciones arqueológicas han descubierto un baptisterio prebizantino con restos paleocristianos, junto con inscripciones cristianas y pilastras de la catedral cruzada construida por Tancredo.
La iglesia superior, por el contrario, es todo colorido, especialmente la cúpula de 18 metros de diámetro, en donde se repite el nombre de María.

Aquí todo evoca a María, especialmente el mosaico del retablo con la representación de Jesús, María y Pedro con las llaves rodeados por la Iglesia jerárquica y la Iglesia carismática.
La capilla del Santísimo, regalo de España, está decorado con un fresco que representa el encuentro de la Iglesia Oriental y la Iglesia Occidental.
Dentro de la Cripta está el "santo de los santos", la reliquia que malamente ha venido salvando los avatares, en este caso tantas veces negativos, de la historia; es decir, la gruta de la Anunciación, la casa de María, que es el núcleo de todo el edificio.
Todo aquí es muy humilde, hasta los restos arqueológicos ligeramente reconstruidos, que constituyen el más preciado testimonio de la veneración que tuvieron en este lugar las generaciones que nos han precedido."

BOA NOVA PARA HOJE





Quarta feira – SEMANA XXXII DO TEMPO COMUM



S. JOSAFAT (Memória)

Nota Histórica

S. Josafat, bispo e mártir, nasceu na Ucrânia, cerca do ano 1580, de pais ortodoxos. Abraçou a fé católica e entrou na Ordem de S. Basílio. Ordenado sacerdote e eleito bispo de Polock, dedicou se com grande empenho à causa da unidade da Igreja, pelo que foi perseguido pelos seus inimigos e morreu mártir em 1623. (Ag. Eclesia)
Leituras

Tito 3, 1-7

Sl 22, 1-6

Lc 17, 11-19



"Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus,


senão este estrangeiro?"



Estranhou o Senhor que, depois de tão grande cura de dez leprosos, só um que não era do povo de Deus lhe agradecesse (Evangelho).




S. Paulo, por seu lado, achava que os cristãos, depois de tantas graças recebidas do Salvador, tinham de ser mais exigentes que quaisquer cidadãos, até nas obrigações sociais (1ª leitura).



Se soubéssemos avaliar as graças que recebemos, não só as agradeceríamos mas aproveitaríamos melhor, atraindo assim muitas mais. «O Senhor é meu pastor, nada me faltará» (Salmo).


(Jesuítas)

terça-feira, 11 de novembro de 2008

O SILÊNCIO




OLHA, ESPERA UM POUCO!!



O Senhor parece-te distante?
Pensas: será que me abandonou?
Ele diz-te: é claro que não!
Deus por vezes fala-nos através do silêncio!
Por isso devemos aprender a escutá-Lo!
O Seu divino silêncio, são palavras destinadas a convencer-nos
de que Ele sabe o que está fazendo.
No Seu silêncio, o Senhor diz-nos com Amor:
Confia em mim...Eu sei o que devo fazer!!

CELEBRAMOS O BISPO S. MARTINHO

S. MARTINHO, bispo


Nota Histórica

Nasceu na Panónia cerca do ano 316, de pais pagãos. Depois de receber o Baptismo e de renunciar à carreira militar, fundou um mosteiro em Ligugé (França), onde levou vida monástica sob a direcção de S. Hilário. Foi depois ordenado sacerdote e, mais tarde, eleito bispo de Tours. Foi modelo insigne de bom pastor; fundou outros mosteiros, dedicou se à formação do clero e à evangelização dos pobres. Morreu no ano 397.


……………………..


Das Cartas de Sulpício Severo
(Epist. 3, 6.9-10.14.15-17.21; SC 133, 336-344) (Sec. V)

MARTINHO, POBRE E HUMILDE

“Martinho soube com muita antecedência o dia da sua morte e comunicou a seus irmãos que a separação do seu corpo estava iminente. Entretanto, viu se obrigado a visitar a diocese de Candes. Tinham surgido, com efeito, desavenças entre os clérigos desta igreja e Martinho desejava restaurar a paz. Apesar de não ignorar o fim próximo dos seus dias, não recusou partir perante motivo desta natureza, por considerar como bom termo da sua actividade deixar a paz restabelecida nessa igreja.Permaneceu algum tempo nessa povoação ou comunidade para onde se dirigia. Depois de feita a paz entre os clérigos, pensou em regressar ao mosteiro. Mas de repente sentiu que lhe faltavam as forças do corpo. Reuniu os irmãos e participou lhes que ia morrer. Então começou o pranto, a consternação e o lamento unânime de todos: «Pai, porque nos abandonas? A quem nos confias na nossa orfandade? Lobos ferozes assaltam o teu rebanho; quem nos defenderá das suas mordeduras, se nos falta o pastor? Sabemos sem dúvida que suspiras por Cristo, mas a tua recompensa está assegurada e não será diminuída se for adiada. Antes de mais, compadece te de nós, que nos deixas abandonados».Então, comovido por estes lamentos e transbordando da terna compaixão que sempre sentia no Senhor, diz se que Martinho se associou ao seu pranto e, voltando se para o Senhor, assim falou diante daqueles que choravam: «Senhor, se ainda sou necessário ao vosso povo, não me recuso a trabalhar; seja feita a vossa vontade».Oh homem extraordinário, que não fora vencido pelo trabalho nem o haveria de ser pela morte e que, igualmente disposto a uma ou outra coisa, nem teve medo de morrer nem se furtou a viver!
Martinho, pobre e humilde, entrou rico no Céu.”
(Agência Ecclesia)

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Bento XVI diz: “Cuidai dos templos..."

“Cuidai dos templos, que são expressão da Igreja viva”
Ao comemorar a Dedicação da Basílica de São João de Latrão


“CIDADE DO VATICANO, domingo, 9 de Novembro de 2008 (ZENIT.org).- O Papa explicou hoje que é importante que a comunidade cuide do templo em que se reúne para rezar, durante sua intervenção por ocasião da oração do Ângelus, na festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, a primeira que se construiu após o Edito de Milão, em 313.
«Deus quer edificar no mundo um templo espiritual, uma comunidade que o adore em espírito e verdade. Mas este fato nos recorda também a importância dos edifícios materiais, nos quais a comunidade se reúne para celebrar os louvores a Deus», acrescentou o Papa. Explicou ainda que o templo material é importante porque é expressão desse «templo espiritual», que é a comunidade cristã.
Por isso, acrescentou, «cada comunidade tem, portanto, o dever de guardar com cuidado os próprios edifícios sacros, que constituem um precioso património religioso e histórico»…”

PENSAMENTO DO DIA



PÁRA UM POUCO…


“Ofereçamos ao Senhor o nosso coração, para ser sua morada,
feita de pureza, de reparação, de expiação,
através de todas as provas da Providência.”

(Maria da Conceição Pinto da Rocha
Instituto das Irmãs Reparadoras Missionárias da Santa Face)

domingo, 9 de novembro de 2008

HOJE É DIA DO SENHOR



DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE S. JOÃO DE LATRÃO
LEITURAS

Ez 47, 1-2.8-9.12
Sl 45, 2-3.5-6.8-9
1 Cor 3, 9c-11.16-17
Jo 2, 13-22

«Mãe e cabeça de todas as igrejas». "A basílica de S. João de Latrão, cuja inauguração, no ano 324, hoje recordamos solenemente, recebeu o título honorífico de «Mãe e cabeça de todas as igrejas da Urbe (Roma) e do Orbe». Mãe, porque foi o primeiro edifício construído expressamente para ser lugar das celebrações cristãs, substituindo as casas particulares e as catacumbas. Mandada construir pelo imperador Constantino, em honra do divino Salvador, e sagrada pelo Papa S. Silvestre (314-335), veio, posteriormente, a ser dedicada a S. João Baptista e também a S. João Evangelista. Latrão tem a ver com a família dos Laterani, proprietários dos terrenos onde a basílica foi construída. Ao lado da igreja foram construídos outros edifícios administrativos e também a residência do Bispo de Roma, que é o Papa. Os Papas ali residiram até ao século XIV. Daí o título honorífico de «cabeça» de todas as igrejas. Foi a primeira de muitas: por isso, mãe; por isso, cabeça; por isso, festejamos, solenemente, a memória da sua dedicação.

Também somos templos, pedras vivas da Igreja. As igrejas são como dedos erguidos a apontar para o alto, para o sobrenatural, para Deus. São, ainda hoje, o centro de muitas cidades, vilas e aldeias, pelo mundo além. Não somos capazes de imaginar uma terra privada de casas de Deus. Vamos às igrejas de pedra buscar luz e força para cuidarmos do «templo de Deus» que somos cada um de nós e em que habita o Espírito Santo (2ª leitura). Jesus Cristo é o alicerce. Habitados pelo Espírito, temos que ser construtores de unidade, evitando qualquer tipo de divisão. O templo é, deve ser, um lugar de oração (Evangelho), um ponto de encontro com Deus, do Céu com a terra, de Deus com os homens. Nos templos se cultiva e alimenta a comunidade, fortalecida pela Palavra e pela comunhão. Ali se vão restaurar e aprofundar as raízes da fé.
As igrejas são pontos de orientação. As obras de arte, que nelas se podem contemplar (a basílica de S. João de Latrão tem muitas!), constituem documentos que expõem as verdades da fé, e colocam diante dos olhos das pessoas modelos de seguimento de Jesus Cristo, na prática do serviço aos irmãos, no estudo das coisas divinas, e na dedicação total às práticas sugeridas pelo Evangelho, até ao derramamento do sangue."

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Capelanias hospitalares precisam de padres




Capelanias hospitalares

As capelanias dos hospitais precisam de mais sacerdotes para trabalhar nesta área pastoral. No encontro que juntou a equipa Coordenadora Nacional das Capelanias Hospitalares com os Coordenadores Diocesanos de Capelães, foi entendido realizar um encontro de iniciação para Capelães/Assistentes Espirituais.

A Coordenação Nacional vai escrever a todos os bispos, “pedindo que enviem os novos capelães e eventuais candidatos a frequentar este encontro”, agendado para a semana de 18 a 23 de Janeiro de 2009.
Alguns hospitais respondem a esta exigência dos conselhos de administração, tendo vistas aprovadas as propostas apresentadas. Noutros, “tem-se argumentado com a expectativa da nova legislação para adiar o processo”.

No encontro que juntou a equipa Coordenadora Nacional das Capelanias Hospitalares com os Coordenadores Diocesanos de Capelães houve ainda tempo para agendar algumas actividades.
Terá lugar nos dias 31 de Março e 1 de Abril de 2009, o II Seminário Nacional – Espiritualidade no Hospital nesta Unidade de Saúde, sob o tema « Hospital - um inter-face religioso». À margem do Seminário ocorrerão, em 31 à noite, uma Celebração Ecuménica de dimensão nacional, e, na tarde de 1 de Abril, a III Assembleia Nacional de Capelães e Assistentes Espirituais Hospitalares e o I Encontro Nacional de Voluntariado Pastoral em Saúde.
Em 30 de Março, haverá uma reunião da Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares para que, na Assembleia da tarde de 1 de Abril, se possam apresentar as coordenadas essenciais do projecto pastoral para 2009-2010.

Será ainda constituído um grupo para os Cuidados Paliativos. Este grupo será coordenado pelo Pe. José Nuno, do Porto e “terá carácter inter-disciplinar”. O Coordenador Nacional dos Capelães foi convidado a participar no Congresso da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e, na Assembleia Geral da Associação, avançou-se a ideia de trabalho conjunto entre as duas instâncias

TELEFONES DE EMERGÊNCIA






Queres praticar o Amor ao teu próximo,
como Jesus nos ensinou,
então liga para 1Pd 4, 10-11


ASSIM TE FALA O SENHOR

Cada um de vós ponha ao serviço dos outros os dons que recebeu, como bons administradores da graça de Deus, tão variada nas suas formas. Se alguém fala, diga palavras de Deus; se alguém exerce um ministério, faça-o como um mandato recebido de Deus, para que em tudo seja Deus glorificado, por Jesus Cristo.”

………………..


(É linda esta passagem da carta de S. Pedro porque nos ensina, de forma clara, simples e directa, como devemos proceder como cristãos. Neste momento encontro-me muito longe de casa, a frequentar uma clínica de Fisioterapia, cheia de dores, mal-humorada, sem me apetecer falar com ninguém…Todavia, ao ler este fascículo, o Espírito Santo impeliu-me a utilizar os talentos que o Senhor me deu, para partilhar e pô-los ao serviço do próximo, que neste caso são os utentes desta clínica. Assim, já intervi nas “conversas” dramáticas e tão negativas que se geram sempre nestes locais e, com um sorriso de solidariedade, a fim de poder transmitir um pouco de ânimo e esperança. Que Deus me ajude a dar testemunho do seu Amor.)

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Bento XVI alenta Obama ...

Bento XVI alenta Obama a construir «mundo de paz, solidariedade e justiça
Telegrama de felicitação ao presidente eleito

"CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 5 de novembro de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI enviou uma mensagem de felicitação ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, na qual o convida a «construir um mundo de paz, solidariedade e justiça».

Em um telegrama, transmitido através da embaixadora americana na Santa Sé, Mary Ann Glendon, o Papa garante a Obama suas orações para que Deus o assista em suas «elevadas responsabilidades ao serviço da nação e da comunidade internacional».

«Que as abundantes bênçãos do Senhor – deseja o Santo Padre na versão italiana da mensagem – apóiem o senhor e o povo americano em vossos esforços, junto a todos os homens e mulheres de boa vontade, para construir um mundo de paz, solidariedade e justiça.»

A notícia do telegrama foi comunicada aos jornalistas pelo Pe. Federico Lombardi S.J., diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, que fez um comentário sobre o desafio que Obama enfrenta como 44º presidente desse país.

«A tarefa do presidente dos Estados Unidos é uma tarefa de imensa e altíssima responsabilidade, não só para seu país, mas para o mundo todo, dado o peso que os Estados Unidos têm em todos os campos do cenário internacional», declarou o porta-voz vaticano.

«Por isso, todos desejamos ao novo presidente que responda a estas expectativas e às esperanças que se depositam nele, servindo eficazmente o direito e a justiça e encontrando caminhos adequados para promover a paz no mundo; favorecendo o crescimento e a dignidade das pessoas no respeito dos valores humanos e espirituais essenciais.»

«Os crentes rezam para que Deus o ilumine e o assista em sua elevadíssima responsabilidade», acrescentou. "

BOA NOVA PARA HOJE







QUARTA-FEIRA DA SEMANA XXXI DO TEMPO COMUM




LEITURAS


Filip 2, 12-18

Sl 26, 1.4.13-14

Lc 14, 25-33


"Assim, quem não renunciar a todos os seus bens, não pode ser meu discípulo".



Quem quiser construir altos ideais e vencer grandes batalhas na vida, tem de dar o seu preço e correr os seus riscos (Evangelho). É o que S. Paulo lembra aos seus cristãos, se querem ganhar a vida verdadeira «no meio de uma geração perversa e depravada» (1ª leitura).
Para ganhar a batalha por uma vida melhor, não podemos fugir a dificuldades e grandes riscos. É esse o preço. Mas «o Senhor é a minha luz e salvação» (Salmo).

terça-feira, 4 de novembro de 2008

MENSAGEM DO DIA

POR QUE TENTAR MAIS UMA VEZ?

"Eu sei que isso nem sempre é fácil! Entretanto, podemos tentar mais vez porque cremos naquilo que Deus é capaz de fazer em nós mesmos, nas pessoas e situações. Por outro lado, desistimos todas as vezes em que mantemos nossos olhos voltados para nós mesmos, para nossas fraquezas e limitações que nos cercam.

Creia sempre no que Deus é capaz de realizar - não importa como - porque Ele é Deus! Somente dessa forma é possível não desistir nunca e prosseguir mesmo entre lágrimas!

Coragem! Uno-me a você!

Com carinho e orações!

Seu irmão."

Ricardo Sá

domingo, 2 de novembro de 2008

COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS

Assim como Jesus morreu e ressuscitou,
também aos que morrem em Jesus,
Deus os levará com Ele à sua glória.” 1Tess 4,14.


Dia 2 de Novembro


O “Dia de Finados”, que hoje celebramos, está impregnado de um profundo sentimento religioso no qual se unem afecto e recordações familiares
com a fé e esperança cristãs.
Por esse motivo suscita sempre um profundo eco no povo de Deus.

É uma oportunidade especial para rezar pelos nossos mortos e lembrar a alegre verdade sobre a qual está fundada a nossa fé: a RESSURREIÇÃO.

1. Celebramos a vida, não a morte

A religião cristã não celebra o culto à morte, mas à vida. Assim o ressalta a liturgia da palavra de hoje com suas muitas leituras. Todo o conjunto nos fala de ressurreição e vida; e a referência omnipresente é a Ressurreição de Cristo, da qual participa o cristão pela fé e pelos sacramentos.
- Por isso, este dia não é uma comemoração para a tristeza, provocando saudade dos seres queridos que já nos deixaram, mas uma recordação cheia de esperança que expressa e continua a Comunhão dos Santos, que celebramos no dia de ontem.
Pois "a fé oferece a possibilidade de uma comunhão com nossos queridos irmãos já falecidos, dando-nos a esperança de que já possuem em Deus a vida verdadeira". (GS 18,2)

2. Lembramos nosso destino futuro:

A Visão cristã da morte dá o verdadeiro valor da vida humana. O discípulo de Cristo identifica a vida futura na qual crê e espera, com um ser vivo, pessoal e amigo que é o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, e de cuja vida participará agora e continuará gozando em seu destino futuro.

+ Cristo é a Raiz da esperança cristã: Estaremos sempre com o Senhor. Jesus é a razão última do nosso viver, morrer e esperar como cristão. Uma vez que Ele se fez igual a nós em tudo, passou também pelo transe da morte para alcançar a Vida perene. Esse é o itinerário que o discípulo deve percorrer.

+ Cristo é vida e ressurreição para aquele que nele crê.

Tudo vem confirmar a afirmação do próprio Jesus momentos antes de realizar a ressurreição de Lázaro, seu amigo: "Eu sou a ressurreição e a vida; aquele que crê em mim, embora esteja morto, viverá; e aquele que está vivo e crê em mim, não morrerá para sempre". (Jo 11,25-26).

Assim, diante da morte de nossos entes queridos, não devemos pensar numa perda irreparável, mas no destino esperançoso ao qual Deus nos chama: "Vou preparar-lhes um lugar, para que onde eu estiver, estejam vocês também". (Jo 14,3).

(Enxerto de um texto do Sr Pe. António Geraldo Dalla Costa - 02.11.2008)

sábado, 1 de novembro de 2008

“PÃO POR DEUS”



PÃO, POR AMOR DE DEUS


É uma longa tradição esta de cantarmos pelas casas da nossa vila ou cidade a pedir “esmola”, tanto os que precisavam realmente, como os que não tinham necessidade. Era uma forma de todos, sem distinção, vivenciarmos o que é ir de porta em porta pedir, cantando:
PÃO POR DEUS

QUE DEUS NOS DEU

DÊ-ME A SENHORA

UMA COISINHA

PELO AMOR DE DEUS!

Davam-nos castanhas, laranjas, pão e algum centavo.

Levávamos umas saquinhas de retalhos e quando estivessem cheias, vínhamos para casa muito satisfeitas com as esmolas que nos tinham dado.

Ainda hoje me vieram bater à porta a pedir o “Pão por Deus” . Já não cantam, mas... Que bom continuarmos com esta tradição.

HOJE CELEBRAMOS “O DIA DE TODOS OS SANTOS”





“ DIA DE TODOS OS SANTOS”


Os Santos que festejamos hoje, não são os já canonizados, pois esses já têm o seu dia próprio.
Hoje, celebramos o dia dos meus e dos teus queridos familiares, amigos e desconhecidos, que “já passaram deste mundo para o outro” e que agora estão no Céu e são Santos. Eles, melhor que ninguém, conhecem o nosso íntimo e os nossos problemas.
Peçamos-lhe ajuda e que rezem por nós a Jesus…


DIA DO SENHOR

LEITURAS

Livro do Apocalipse 7,2-4.9-14.

"Depois, vi outro anjo que subia do Oriente, levando o selo do Deus vivo e gritando com voz forte aos quatro anjos, aos quais fora dado o poder de danificar a terra e o mar. E dizia: «Não danifiqueis a terra nem o mar nem as árvores, até que tenhamos marcado com um selo a fronte dos servos do nosso Deus.» Ouvi também o número dos que foram assinalados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel: Depois disto, apareceu na visão uma multidão enorme que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé com túnicas brancas diante do trono e diante do Cordeiro, e com palmas na mão. Aclamavam em alta voz: «A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro.» E todos os anjos, que estavam de pé à volta do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes, prostraram-se diante do trono, com a face por terra, e adoraram a Deus, aclamando: «Ámen! O louvor, a glória, a sabedoria, a acção de graças, a honra, o poder e a força devem ser dados ao nosso Deus pelos séculos do séculos. Ámen!» Então, um dos seres viventes tomou a palavra e disse-me: «Estes, que estão vestidos de túnicas brancas, quem são e donde vieram?» Eu respondi-lhe: «Meu senhor, tu é que sabes.» Ele disse-me: «Estes são os que vêm da grande tribulação; lavaram as suas túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro."
Livro de Salmos 24(23),1-2.3-4.5-6.
1ª Carta de S. João 3,1-3.
"Vede que amor tão grande o Pai nos concedeu, a ponto de nos podermos chamar filhos de Deus; e, realmente, o somos! É por isso que o mundo não nos conhece, uma vez que o não conheceu a Ele. Caríssimos, agora já somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. O que sabemos é que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal como Ele é. Todo o que tem esta esperança em Deus, torna-se puro, como Ele, que é puro."
Evangelho segundo S. Mateus 5,1-12.
"Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo:
«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.
Felizes os que choram, porque serão consolados.
Felizes os mansos, porque possuirão a terra.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.
Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.»

……………..

Mt 5, 1-12a
Al ver Jesús a las multitudes, subió al monte; se sentó y se le acercaron sus discípulos; y abriendo su boca les enseñaba diciendo:
"Bienaventurados los pobres de espíritu, porque suyo es el Reino de los Cielos.
"Bienaventurados los que lloran, porque serán consolados.
"Bienaventurados los mansos, porque heredarán la tierra.
"Bienaventurados los que tienen hambre y sed de justicia, porque quedarán saciados. "Bienaventurados los misericordiosos, porque alcanzarán misericordia.
"Bienaventurados los limpios de corazón, porque verán a Dios.
"Bienaventurados los pacíficos, porque serán llamados hijos de Dios.
"Bienaventurados los que padecen persecución por causa de la justicia, porque suyo es el Reino de los Cielos.
"Bienaventurados cuando os injurien, os persigan y, mintiendo, digan contra vosotros todo tipo de maldad por mi causa.
Alegraos y regocijaos, porque vuestra recompensa será grande en el cielo."
(In:Ev Quotidiano e Fluvium)