sábado, 15 de novembro de 2008

Brasil e Santa Sé assinam acordo





Bento XVI recebe o presidente Lula



“Bento XVI recebeu esta manhã, no Vaticano, o Presidente brasileiro, Lula da Silva.

A Sala de imprensa da Santa Sé refere, num comunicado, que a audiência decorreu num clima cordial que permitiu “uma troca de opiniões frutuosa sobre temas da actual conjectura internacional e regional”.
O encontro versou sobre alguns aspectos da situação no Brasil, em particular sobre a política social que quer melhorar as condições de vida de tantas pessoas que vivem sem condições e à margem.
As políticas visam ainda favorecer o papel fundamental da família na luta contra a violência e a degradação social.
Foi sublinhada a colaboração entre a Igreja e o Estado com vista à promoção dos valores morais e do bem comum não apenas no país, mas em especial a favor de África.

Lula da Silva agradeceu a visita de Bento XVI ao Brasil, em Maio de 2007, por ocasião da V Assembleia Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe, em Aparecida.

Após o encontro com o Papa, Lula da Silva e o Ministro dos Assuntos Externos, Celso Amorim, encontraram-se com o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, acompanhado por D. Dominique Mamberti, Secretário para os assuntos estrangeiros. Este encontro visava firmar um acordo entre o Brasil e a Santa Sé. Também o Núncio do Brasil, D. Lorenzo Baldisseri esteve presente.

O acordo consolida os tradicionais vínculos de amizade e colaboração existente entre os dois países, como se percebe no preâmbulo e nos 20 artigos, que versam sobre diferentes assuntos, entre os quais, o estatuto jurídico da Igreja católica no Brasil, o reconhecimento dos títulos de estudo, o ensino religioso nas escolas públicas, o matrimónio canónico e o regime fiscal…”

(nternacional Lígia Silveira 13/11/2008 13:20 3115 Caracteres 223 Santa Sé)

(Ag Ecclesia)


Sem comentários: