domingo, 9 de novembro de 2008

HOJE É DIA DO SENHOR



DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE S. JOÃO DE LATRÃO
LEITURAS

Ez 47, 1-2.8-9.12
Sl 45, 2-3.5-6.8-9
1 Cor 3, 9c-11.16-17
Jo 2, 13-22

«Mãe e cabeça de todas as igrejas». "A basílica de S. João de Latrão, cuja inauguração, no ano 324, hoje recordamos solenemente, recebeu o título honorífico de «Mãe e cabeça de todas as igrejas da Urbe (Roma) e do Orbe». Mãe, porque foi o primeiro edifício construído expressamente para ser lugar das celebrações cristãs, substituindo as casas particulares e as catacumbas. Mandada construir pelo imperador Constantino, em honra do divino Salvador, e sagrada pelo Papa S. Silvestre (314-335), veio, posteriormente, a ser dedicada a S. João Baptista e também a S. João Evangelista. Latrão tem a ver com a família dos Laterani, proprietários dos terrenos onde a basílica foi construída. Ao lado da igreja foram construídos outros edifícios administrativos e também a residência do Bispo de Roma, que é o Papa. Os Papas ali residiram até ao século XIV. Daí o título honorífico de «cabeça» de todas as igrejas. Foi a primeira de muitas: por isso, mãe; por isso, cabeça; por isso, festejamos, solenemente, a memória da sua dedicação.

Também somos templos, pedras vivas da Igreja. As igrejas são como dedos erguidos a apontar para o alto, para o sobrenatural, para Deus. São, ainda hoje, o centro de muitas cidades, vilas e aldeias, pelo mundo além. Não somos capazes de imaginar uma terra privada de casas de Deus. Vamos às igrejas de pedra buscar luz e força para cuidarmos do «templo de Deus» que somos cada um de nós e em que habita o Espírito Santo (2ª leitura). Jesus Cristo é o alicerce. Habitados pelo Espírito, temos que ser construtores de unidade, evitando qualquer tipo de divisão. O templo é, deve ser, um lugar de oração (Evangelho), um ponto de encontro com Deus, do Céu com a terra, de Deus com os homens. Nos templos se cultiva e alimenta a comunidade, fortalecida pela Palavra e pela comunhão. Ali se vão restaurar e aprofundar as raízes da fé.
As igrejas são pontos de orientação. As obras de arte, que nelas se podem contemplar (a basílica de S. João de Latrão tem muitas!), constituem documentos que expõem as verdades da fé, e colocam diante dos olhos das pessoas modelos de seguimento de Jesus Cristo, na prática do serviço aos irmãos, no estudo das coisas divinas, e na dedicação total às práticas sugeridas pelo Evangelho, até ao derramamento do sangue."

Sem comentários: