quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Igreja que sofre



Iraque: chorando os que foram massacrados


Familiares e amigos das vítimas de um ataque terrorista contra a catedral siro-católica de Bagdad, no Iraque, prestaram-lhes uma sentida homenagem numa celebração que decorreu em Londres, no dia 12 de Novembro.


A iniciativa foi acompanhada pela secção inglesa da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). Familiares das vítimas irromperam em lágrimas quando viram imagens do local da tragédia, projectadas na igreja da Santíssima Trindade, em Brook Green.


Marcaram presença pessoas ligadas a, pelo menos, 20 das 52 vítimas do ataque, perpetrado por um grupo terrorista ligado à Al-Qaeda. Durante a cerimónia, os nomes de todos os falecidos foram proclamados.


Lembrando o ataque do dia 31 de Outubro, o padre Nizar Semaan, capelão londrino para os siro-católicos, pediu ao governo do Iraque e ao Ocidente que tomem medidas para proteger os cristãos.


"Ninguém pode permanecer em silêncio face a este massacre. Pedimos a todos os que acreditam nos direitos humanos para que se oponham ao massacre e façam mais, não só com palavras, mas com actos", disse o sacerdote, na sua homilia.


O padre Semaan homenageou os cristãos que permanecem no Iraque, dizendo que a sua presença contínua é uma "vitória" sobre as organizações terroristas.


Antes, o Bispo auxiliar de Westminster, Alan Hopes, afirmara que a comunidade cristã no Iraque corre o risco de "extinção", por causa da "intimidação e da militância" dos que querem obrigar os cristãos a sair.


O apoio aos cristãos do Médio Oriente é uma prioridade para a AIS, consciente de que estas igrejas estão ameaçadas na sua própria existência.


Departamento de Informação da Fundação AIS - info@fundacao-ais.pt

Sem comentários: