quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A visita do Papa a Santiago de Compostela


Três momentos centrais

da visita do Papa

a Santiago de Compostela



Pronunciará dois discursos e uma homilia



SANTIAGO DE COMPOSTELA, quinta-feira, 4 de novembro de 2010 (ZENIT.org) – Ainda que breve – pois durará apenas 8 horas –, a viagem do Papa a Santiago de Compostela, no próximo sábado, será intensa em gestos e discursos. Bento XVI tem três importantes encontros, com um discurso para cada um.

O primeiro será no próprio aeroporto de Lavacolla, ao aterrissar às 11h30; esta será a cerimônia oficial de boas-vindas, não aberta ao público, na qual estarão presentes os Príncipes herdeiros de Astúrias Felipe e Letizia, e o arcebispo de Santiago, Dom Julián Barrio.

O Papa, como é habitual, receberá as honras de chefe de Estado e depois se dirigirá à tribuna de autoridades para os discursos oficiais. Também terá um encontro privado com os Príncipes de Astúrias em uma sala do aeroporto.

Às 12h30, começará o lento percurso até a catedral de Santiago, durante o qual cumprimentará os milhares de fiéis ao longo do caminho.

Abraço em São Tiago

O segundo momento será a visita à catedral de Santiago e o abraço ao Apóstolo – gesto simbólico que todo peregrino realiza ao chegar a Compostela.

Ao chegar, o Papa entrará na catedral, partindo da Praça da Imaculada, pela Porta da Azabachería, onde será recebido pela comunidade e onde abençoará o templo.

Uma vez dentro, o Pontífice cruzará a basílica pelo corredor central e sairá à Plaza del Obradoiro, pelo Pórtico de la Gloria, desde onde saudará brevemente os peregrinos.

Voltará para dentro e cruzará todo o templo em sentido contrário até a nave central, desde onde voltará a sair ao exterior, pela Puerta Real, à Plaza de Quintana, e caminhará até a Porta Santa, cumprimentando também os peregrinos que estarão situados lá.

Após voltar a entrar pela Porta Santa, que só está aberta nos jubileus, o Papa se dirigirá à cripta na qual repousam os restos do Apóstolo. Depois dará o tradicional abraço ao busto do santo e se dirigirá ao presbitério, onde pronunciará seu segundo discurso.

Na hora da despedida – e não poderia ser de outra forma –, movimentarão o famoso Botafumeiro, um imenso incensário que balança com a ajuda de várias pessoas, ao longo de toda a nave central da catedral e que só é utilizado em momentos solenes.

Santa Missa

À tarde, depois de almoçar no Palácio Arcebispal, o Papa voltará à catedral, desde cujo exterior, na Plaza del Obradoiro, celebrará a Santa Missa ao ar livre.

No momento do início da Missa, às 16h30, soarão ao mesmo tempo todos os sinos da cidade e da diocese. Durante esta celebração, que durará duas horas, o Papa pronunciará a terceira intervenção, a homilia.

Será seu último discurso, já que, ao concluir a cerimônia, ele se dirigirá diretamente, em um carro fechado, ao aeroporto de Santiago, para voar até Barcelona, onde o espera a segunda parte da viagem.

(Inma Álvarez)

(Zenit)


Sem comentários: