A Lição das Crianças
Dentro de dias farei a minha habitual viagem a Coimbra, por motivo de controlo médico. Passarei por Fátima e lá, ficarei um pouco junto à Virgem Maria, a entregar todos os vossos problemas, desânimos e intenções. Faço-o todas as vezes que passo em Fátima – geralmente duas vezes por ano – com muita alegria, porque faço uma Oração universal, porque sois de todo o mundo. Eu creio nesta comunicação e isso faz-me sentir muito acompanhada e útil, especialmente na nossa partilha de orações dirigidas, de várias formas, ao nosso Deus maravilhoso.
A propósito, vou partilhar, a minha vivência ocorrida na última catequese. Dou catequese a um pequeno grupo de crianças do 6º Ano e este ano iniciámos uma prática muito bonita que é, rezar a Palavra de Deus. Nos primeiros 10 minutos da catequese, faço uma pequena explicação do Evangelho do dia, o qual será sempre relacionado com o tema da Catequese, proclamo-o e depois cada um de nós faz a sua ressonância: o que me tocou neste Evangelho e o que retiro dele, para a minha vida pessoal.
Domingo passado falámos da conversão de Zaqueu e constatámos como o Amor de Deus nos transforma e dá Vida. A pergunta que respondemos como conclusão da Catequese, foi “ o que tenho de mudar no meu coração para abrir caminho e preparar a vinda de Jesus?” E as respostas foram de facto lições para nós adultos que pensamos que somos os melhores. Ressalvo algumas: ter mais fé; vencer o meu orgulho; rezar todos os dias; confessar os meus pecados, ser humilde, ajudar os outros; obedecer, saber perdoar; não agredir ninguém; pedir perdão a Deus e aos que magoamos; ouvir Jesus e a sua Palavra; partilhar; rezar e adorar a Deus... .
Eu podia assinar todas estas “confissões” . E tu?
Fiquemos com estes testemunhos de crianças que estão a começar a amar jesus, porque o vão conhecendo aos poucos. Não podemos amar o que não conhecemos.
Preparemos a vinda de Jesus ao nosso coração, abrindo caminho por entre o nosso orgulho e auto suficiência.
É um bom exercício rezar a Palavra de Deus. Experimenta!
Sem comentários:
Enviar um comentário