sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Diocese de Angra na luta contra a pobreza



Angra do Heroísmo, Açores, 31 jan 2014 (Ecclesia) - O Serviço Diocesano para a Pastoral Social e Mobilidade Humana da Diocese de Angra vai desenvolver um Observatório Social “para efetivar um diagnóstico permanente da realidade social açoriana”.

O Observatório Social pretende “efetivar um diagnóstico permanente da realidade social açoriana e formular um plano articulado de combate à pobreza/exclusão social, que sustente e promova um trabalho sistémico/em rede, entre diferentes entidades ligadas à intervenção social”, informa o portal da Diocese de Angra.

O objetivo desta iniciativa “passa por coordenar de forma integrada todas as ações de luta contra a pobreza envolvendo instituições ligadas à Igreja”, acrescenta.

Num encontro, que decorreu no Convento da Esperança em Ponta Delgada e no qual estiveram presentes representantes de centros sociais e paroquiais, Cáritas, Santas Casas da Misericórdia, conferência de São Vicente de Paulo e o bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, todos foram unânimes na necessidade dessa “ação conjunta”, com vista “à rentabilização de recursos na prevenção e combate à pobreza e à exclusão social”.

Uma ação que pretende seguir uma linha de uma “maior solidariedade e desenvolvimento integrado de cada indivíduo/comunidade, num processo que se pretende cooperado, de forma ativa/participada, com a nova política e organização da ação social na região”, conclui a nota publicada na página da internet da Diocese de Angra.

MD

Sem comentários: