segunda-feira, 28 de julho de 2014

Cheguei à Manhenha, Ilha do Pico



Do Pico, envio um abraço a todos. Estou na Ilha que me viu nascer, desde a tarde de sábado. Cheguei com chuva e só hoje vi o sol envergonhado. Está muito calor e humidade. 
Já estive com a minha irmã e sobrinhos, alguns primos e amigos. O Pico é assim: acolhe os seus, é ciumento dos seus, trata-os bem para que voltem.

Pela primeira vez em 68 anos estou só, embora muito acompanhada! Faz muita falta aquele que me acompanhou fisicamente, durante 43 anos da minha existência.
Estou sentada na cadeira dos meus antepassados desfrutando duma passagem única: o meu balcão, o maroiço, adegas, vinhas de lava,o canal de S. Jorge, a Ilha de S. Jorge e por detrás uma nesga da Ilha Terceira. Oiço o chilreio dos melros, o grasnar das gaivotas e à noite claro, as cagarras.

Há no meio de tudo isto, um silêncio saboroso apenas cortado pela aragem a passar pelas folhas da vinha...

Isto é a Manhenha da mina infância, a terra que eu amo.

Uma boa tarde para todos.

Sem comentários: