sexta-feira, 18 de março de 2016

Francisco recebe o Presidente de Portugal Rebelo de Sousa



Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco recebeu na manhã desta quinta-feira, (17/03), o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa em sua primeira viagem oficial ao exterior.

No encontro “foram sublinhadas as boas relações entre a Santa Sé e Portugal, bem como a contribuição da Igreja à vida do país, com especial referência ao debate na sociedade sobre a dignidade da vida humana e  sobre a família”.

Durante a audiência, prossegue um comunicado da Sala de Imprensa vaticana, “houve uma troca 
de opiniões sobre a situação na Europa e na área do Mediterrâneo, em particular sobre a questão da migração, bem como sobre outras questões de interesse internacional". 

Gratidão
 
Por ocasião do terceiro ano de pontificado de Francisco nos dias passado o presidente, em uma mensagem, manifestou “a gratidão e o reconhecimento do povo português pelo luminoso magistério” do pontífice. 

Rebelo de Sousa elogia “uma visão arrojada do combate às desigualdades, marginalizações e opressões de mais de oito séculos”. “Pela palavra e pelo exemplo, ao longo dos últimos três anos tem Sua Santidade levado a todos os continentes a mensagem cristã e os princípios éticos que a fundamentam, assentes na dignidade da pessoa humana, na justiça social e no respeito pelos nossos semelhantes, crentes e não-crentes”, acrescenta a mensagem oficial.

O presidente da República disse na segunda-feira que a escolha do Vaticano para a sua primeira viagem oficial se relaciona com o fato de ter sido a primeira instituição a reconhecer Portugal como estado independente.

Visita do Papa a Portugal

Entretanto o Patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel Clemente, espera que o Presidente da República traga do Vaticano novidades sobre a possível visita do Papa Francisco a Portugal.
Em declarações à Rádio Renascença, Dom 
 
Manuel manifestou o desejo de que o Papa permaneça em Portugal o maior número de dias possível, na visita prevista para o centenário das Aparições de Fátima, no próximo ano. 
“Eu até espero que venham de lá já mais pormenores acerca dessa vinda do Papa, se vem só para o dia 13 de maio ou, se como todos desejamos, vem um bocadinho antes ou fica um bocadinho depois”, afirmou o patriarca. “Oxalá que esta visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa também ajude a esclarecer e que o Papa nos diga alguma coisa”, sublinhou. 

Depois de ser recebido pelo Papa no Vaticano, o Presidente português segue imediatamente para Madri, para um encontro com o Rei Filipe VI de Espanha. (SP-Renascença)


(L’osservatoreromano)
2016-03-17 Rádio Vaticana

Sem comentários: