quarta-feira, 12 de maio de 2021

Fátima: Celebrações arrancam hoje. Santuário deixa recomendações e apela à “responsabilidade de cada um”


As celebrações de Maio em Fátima começam esta quarta-feira coma procissão das velas e terminam amanhã, com a cerimónia do ‘Adeus à Virgem’. O Santuário deixa recomendações aos peregrinos que queiram estar presentes e apela ao cumprimento das regras, em contexto de pandemia.

Carmo Rodeia, diretora do departamento de comunicação do Santuário de Fátima, explica à ‘Multinews’ que o Santuário “vai acolher 7.500 pessoas, é por um lado um número abaixo daquilo que as condições de segurança permitiriam, mas foi aquilo que as autoridades de saúde decidiram”.

“São mais 1500 peregrinos do que em Outubro, apesar da situação estar agora mais favorável, ainda requer uma atenção e cuidado da parte de todos e portanto aquilo a que apelamos é à responsabilidade de cada um. É do comportamento individual que depende a saúde de todos”, reitera a responsável.

Desta forma, “as regras são bastante claras”, esclarece. “A grande praça que compõe o recinto de oração está dividida em oito setores, a cada um corresponde uma porta, os peregrinos devem entrar por cada uma dessas oito portas devidamente assinaladas, onde têm à sua espera acolhedores”, adianta Carmo Rodeia.

“Depois os peregrinos são orientados para o recinto de oração, onde têm círculos individuais. Aí devem permanecer até ao final das celebrações, evitando deslocações desnecessárias e que comprometam a sua segurança. Estes círculos visam manter a distância física entre pessoas que não pertençam ao mesmo agregado familiar”, reforça a mesma fonte.

A responsável explica que também para evitar deslocações, nos momentos de recebimento da luz, na procissão das velas de dia 12, a luz vai ter com os peregrinos através dos acolhedores do Santuário. Também no momento da comunhão, o processo é semelhante.

“Do ponto de vista da segurança importa dizer que é obrigatório o uso da máscara, mesmo no recinto de oração, apesar de ser ao ar livre”, apela ainda Carno Rodeia. “A experiência do ano de 2020 diz-nos que os peregrinos de Fátima são muito respeitadores e compreenderam bem a mensagem, e é isso que esperamos desta vez”, afirma.

Apesar de não esperar que cheguem mais fiéis do que os limites impostos, a responsável explica que caso isso aconteça as forças de segurança trabalham em articulação com o Santuário, para fazer uma primeira triagem em todo o espaço público de Fátima, fora do recinto, e garantir que os limites são cumpridos.

(multinews)


Sem comentários: