Podes participar no Retiro organizado pela Ordem Terceira Secular da Ilha Terceira, que terá inicio pelas 9.00 horas e termina na manhã de Domingo. Leva algo para almoçares e partilhares com os irmãos.
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Passa Palavra
Podes participar no Retiro organizado pela Ordem Terceira Secular da Ilha Terceira, que terá inicio pelas 9.00 horas e termina na manhã de Domingo. Leva algo para almoçares e partilhares com os irmãos.
Cidade do Vaticano
"Introdução
1. « SPE SALVI facti sumus » – é na esperança que fomos salvos: diz São Paulo aos Romanos e a nós também (Rm 8,24). A « redenção », a salvação, segundo a fé cristã, não é um simples dado de facto. A redenção é-nos oferecida no sentido que nos foi dada a esperança, uma esperança fidedigna, graças à qual podemos enfrentar o nosso tempo presente: o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceite, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros desta meta, se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho. E imediatamente se levanta a questão: mas de que género é uma tal esperança para poder justificar a afirmação segundo a qual a partir dela, e simplesmente porque ela existe, nós fomos redimidos? E de que tipo de certeza se trata?..."
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Pára! Faz Silêncio
" Avança com simplicidade pelos caminhos do Senhor e não te preocupes.
Mas, mesmo no teu trabalho, é também Ele quem age.
(In: S. [Padre] Pio de Pietrelcina (1887-1968), capuchinho - Ep 3, 579 ; CE 54)
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Jornada Mundial da Juventude
(Enxerto da entrevista realizada ao Arcebispo de Sydney e coordenador da JMJ08, que falam sobre o evento.)
A reacção dos representantes de outras religiões foi, segundo o coordenador da JMJ, um óptimo exemplo do carácter multicultural e multirreligioso da Austrália, em que as pessoas estão vivendo juntas e vivendo bem.
………………………
Por Tiago Miranda
Passa Palavra
"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna" (João 6, 68)
- Um serviço para ajudar a nossa oração no dia-a-dia -
terça-feira, 27 de novembro de 2007
O meu sentir!
Dan. 3,57.58.59.60.61.
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
domingo, 25 de novembro de 2007
Liturgia do Dia: Cristo Rei!
sábado, 24 de novembro de 2007
Cidade do Vaticano
“CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 23 de Novembro de 2007 (ZENIT.org).- «Salvos pela esperança» («Spe salvi»), a nova encíclica de Bento XVI, não só será assinada por Bento XVI em 30 de Novembro, como havia informado o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, mas também será publicada nesse mesmo dia em vários idiomas.O documento será apresentado pelo Vaticano em latim, espanhol, italiano, francês, inglês, português, polonês e alemão. A segunda encíclica desse pontificado continua meditando na segunda parte das virtudes teologais, depois de ter reflectido sobre o amor em «Deus caritas est» (assinada em 25 de Dezembro de 2005). Bento XVI reflectiu sobre a carta de São Paulo aos Romanos (8, 24) na qual diz: «Pois nossa salvação é objecto de esperança; e ver o que se espera, não é esperar. Acaso alguém espera o que vê?».A esperança é um tema importante no magistério de Bento XVI. Na homilia que pronunciou em Nápoles em 21 de Outubro, antes de inaugurar o encontro mundial de líderes religiosos pela paz, por exemplo, pronunciou esta palavra em onze ocasiões. "
(IN: ZENIT)
Caminho Neocatecumenal
Mais algumas Catequeses foram acontecendo ao longo da semana. Fomos descendo à nossa realidade profunda, alguns degraus. Ainda me faltam descer muitos…
À medida que vou descendo, descubro muito “lixo” que preciso varrer para fora do meu coração e isto leva muito tempo. É admirável constatar como se consegue camuflar com tanto jeito e diplomacia, a hipocrisia, a inveja, a prepotência ou o orgulho e tantos outros “lixos” que acumulamos ao longo de décadas…
Só depois de eu assumir os meus “lixos”, olhar-me e ver-me nu, como Adão e Eva se viram, sem nada, é que eu sinto a necessidade de algo na minha vida que me faça nascer de novo: preciso de uma Boa Notícia!
A Boa Notícia é que Jesus Venceu, Ressuscitou para mim, para que eu ressuscite também e me salve. (Act 3, 26)
Entender estas coisas é difícil. Também o foi para os apóstolos que conviveram com Jesus cerca de 3 anos.
O Senhor quer dar-nos o Seu Espírito de Ressuscitado, para nos transformar!
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Prece!
“Hoje, Senhor, agradeço-Te pela noite tranquila, pelo cobertor que me aqueceu, pelo alimento que me proporcionaste, por mais um dia de trabalho.E, principalmente, por mais um dia de vida!
Abençoai, Senhor, os meus amigos e as pessoas que não gostam de mim, porque todos precisam de Ti , especialmente os que estão lendo esta mensagem agora e dai-lhes a Tua paz, hoje e todos os dias da sua vida.
Amém!”
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
Pára! Faz Silêncio
terça-feira, 20 de novembro de 2007
O meu sentir!
Foi ele que me deu o Jornal com esta foto, numa ocasião em que escreveu sobre o meu pai, que foi professor dele. Agora sou eu que a insiro no meu espaço pessoal como relíquia: nela, de pé, o Professor é o segundo da direita e o meu Pai, o da ponta.
Considerava as suas visitas, um privilegio. Poucas foram. Porém na última, para além de me oferecer Livros da sua autoria e outros escritos, tocou piano como se fazia antigamente. Conversámos sobre o Pico e amigos comuns.
Cidade do Vaticano
(In ZENIT)
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Prece
domingo, 18 de novembro de 2007
Liturgia do Dia
EVANGELHO QUOTIDIANO
A propósito do Evangelho de S. Lucas 21,5-19, apresentamos um comentário feito por João Paulo II por ocasião na Homilia da Celebração ecuménica para recordar as testemunhas da fé do séc. XX, em 7 de Maio de 2000.
"Será para vós ocasião de dar testemunho"
“A experiência dos mártires e das testemunhas da fé não é uma característica exclusiva dos primórdios da Igreja, mas constitui a marca de cada período da sua história. No século XX, talvez mais ainda do que nos primeiros tempos do cristianismo, foram muitíssimos os que testemunharam a fé com sofrimentos não raro heróicos. Em todos os continentes, no decurso do século XX, quantos cristãos pagaram o seu amor a Cristo com o próprio sangue! Sofreram formas de perseguição antigas e recentes, experimentaram até o ódio e a exclusão, a violência e o limite da morte. Muitos países de antiga tradição cristã voltaram a ser terras onde se pagava muito cara a fidelidade ao Evangelho. No nosso século, o "testemunho a Cristo extremado até ao sangue tornou-se património comum de católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes" (Tertio millennio adveniente, 37). […]Nos meus anos de juventude, eu próprio fui testemunha de muitos sofrimentos e de inúmeras provações. «O meu sacerdócio inscreveu-se, desde o início, no mesmo sacrifício de muitos homens e mulheres da minha geração" (Dom e Mistério, pág. 47). A experiência da segunda guerra mundial e dos anos que se lhe seguiram levou-me a considerar com grata atenção o exemplo luminoso de todos quantos, do princípio ao fim do século XX, experimentaram a perseguição, a violência e a morte por causa da sua fé, por causa do comportamento que a verdade de Cristo lhes inspirava.E são tantos! A sua memória não deve perder-se.”
(In Evangelho Quotidiano)
sábado, 17 de novembro de 2007
Caminho Neocatecumenal
Hoje aprendi a responder à pergunta, “Quem sou u?”. Tal como diria alguém, já sei que nada sou... Foi bom assumir a minha realidade, a minha pequenez e ter a esperança de ir descobrindo cada vez mais os “cantos da minha casa”.
É o momento propício para a “escuta!” da Boa Notícia.
A Boa Notícia é: Jesus Cristo venceu a morte; Ele está Ressuscitado! Jesus chegou “aqui” e pode mudar a minha vida. Jesus é que me vai transformar por acção do Espírito Santo. É só deixar-me conduzir por Ele.
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Pára! Silêncio!
“ Entrei apressado e com muita fome no restaurante. Escolhi uma mesa bem afastada do movimento… Pedi um bife de salmão com alcaparras na manteiga, uma salada e um sumo de laranja, pois afinal de contas fome é fome, mas regime é regime, não é?
Abri o meu portátil e apanhei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:-Tio, dás-me umas moedas?- Não tenho, rapaz.- Só uma moedinha para comprar um pão.- Está bem, compro-te um.
…- Tio, pedes para porem margarina e queijo também?- OK, mas depois deixa-me trabalhar, que estou muito ocupado, está bem? Chega a minha refeição e com ela o meu constrangimento. Faço o pedido do menino, e o garçon pergunta-me se quero que mande o puto embora. .. Digo que está tudo bem.- Deixe-o ficar. Traga o pão e mais uma refeição decente para ele. Então o miúdo sentou-se à minha frente e perguntou:- Tio, que é que estás a fazer?- Estou a ler uns e-mails.- O que são e-mails?- São mensagens electrónicas mandadas por pessoas via Internet. Sabia que ele não iria perceber nada, mas a título de me livrar de maiores questionários, disse:- É como se fosse uma carta, só que via Internet.- Tio, tens Internet?- Tenho sim, é essencial no mundo de hoje. - O que é Internet, tio?- É um local no computador onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Há de tudo no mundo virtual.- E o que é virtual, tio?- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos tocar.. É lá que criamos uma série de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos as nossas fantasias, transformamos o mundo …
- Isso é fixe. Gostei!- Miúdo, entendeste o que quer dizer virtual?- Sim, tio, eu também vivo nesse mundo virtual. - Tens computador?- Não, mas o meu mundo também é assim... Virtual. A minha mãe está todo dia fora, só chega muito tarde, quase não a vejo. Eu fico a tomar conta do meu irmão mais novo que está sempre a chorar com fome e eu dou-lhe água para ele pensar que é sopa. A minha irmã mais velha sai todos os dias, diz que vai vender o corpo, mas eu não entendo, porque ela volta sempre com o corpo. O meu pai está na cadeia há muito tempo. Mas imagino sempre a nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos de Natal e eu a ir à escola para vir a ser médico um dia.Isto não é virtual, tio?Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia mesmo a sério e fazemos de conta que não percebemos!”
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
Caminho Neocatecumenal
Tivemos ontem mais uma Catequese de iniciação cristã, no contexto da Nova Evangelização - recentemente aconselhada pelo nosso Papa Bento XVI, aos Bispos Portugueses, como já se noticiou aqui.
Depois de termos sidos questionados "Quem é Deus para ti?", ou por outras palavras: "tens alguma experiência séria na tua vida, em que te desses conta de que Deus existe?", chegámos à conclusão de que pensamos que sabemos muito, mas não sabemos nada! No fundo, tudo não passa de uma fraca teoria, porque na prática, a vivência espiritual ...
Vamos, eu e tu, responder "para dentro" e talvez ajude a passagem do Livro de Jó: 42,5.
terça-feira, 13 de novembro de 2007
O meu sentir!
O meu sentir...
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
Cidade do Vaticano
CIDADE DO VATICANO, domingo, 11 de Novembro de 2007 (ZENIT.org).- «A palavra de ordem era, e é, construir caminhos de comunhão», disse Bento XVI esse sábado aos bispos de Portugal.Na véspera do encerramento da visita “ad limina apostolorum” do episcopado português ao Papa e à Cúria Romana, Bento XVI deu indicações que devem servir de luzes para o desenvolvimento do trabalho apostólico na nação para os próximos anos.Segundo recorda o pontífice, baseado nos informes que os bispos portugueses lhe apresentaram, constata-se no país uma grande «falta de participação na vida comunitária».Diante disso, assinalou o pontífice, que é preciso «construir caminhos de comunhão».«É preciso mudar o estilo de organização da comunidade eclesial portuguesa e a mentalidade dos seus membros para se ter uma Igreja ao ritmo do Concílio Vaticano II, na qual esteja bem estabelecida a função do clero e do laicado, tendo em conta que todos somos um, desde que fomos baptizados e integrados na família dos filhos de Deus, e todos somos corresponsáveis pelo crescimento da Igreja.»De acordo com Bento XVI, «esta eclesiologia da comunhão na senda do Concílio, à qual a Igreja portuguesa se sente particularmente interpelada na sequência do Grande Jubileu», é «a rota certa a seguir».…..Com isto – prosseguiu o Santo Padre – «não quero dizer que não se deva discutir acerca do recto ordenamento na Igreja e sobre a atribuição das responsabilidades; sempre haverá desequilíbrios, que exigem correcção».«Mas tais questões não nos podem distrair da verdadeira missão da Igreja: esta não deve falar primariamente de si mesma, mas de Deus», afirmou Bento XVI.
(In Zenit)
Sorri!
domingo, 11 de novembro de 2007
Liturgia do Dia
Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68
sábado, 10 de novembro de 2007
Caminho Neocatecumenal
Por determinação do Senhor Bispo da Diocese dos Açores, está entre nós uma equipa do Caminho Neocatecumenal para iniciar nesta ilha, a Nova Evangelização preconizada pelo Concílio Vaticano II.
Apenas os Párocos das Freguesias de Agualva, Lages e S. Sebastião, aceitaram fazer esta experiência, nas suas Paróquias. Daí que eu e um grupo de amigos respondendo ao Anúncio, nos deslocamos todas as terças e sextas feiras à Freguesia mais perto, que é S. Sebastião.
A 1ª Catequese teve início no dia 23 de Outubro de 2007. De tudo quanto nos foi transmitido, realçamos muito sumariamente, dois pontos importantes:
- O que é o Caminho Neocatecumenal: o Caminho Neocatecumenal é um carisma de renovação da Igreja. Por este “caminho”, vamos às fontes, às origens da História da Salvação.
- O que venho fazer aqui: Com este “Caminho”, partimos da estaca zero para seguirmos Jesus Cristo tal como fizeram as primeiras comunidades cristãs: “Amai-vos como eu vos amei…”. Ser sinal de fé através do Amor verdadeiro “Vede como eles se amam…” e da Unidade/ comunhão entre todos.
Continuarei a dar notícias.
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
Quando orares, fá-lo no segredo / Mt 6,6
No silêncio do meu coração,
Eu te louvo e bendigo, ó Pai do Céu,
Criador de toda a criatura.
Peço que olhes para esta mulher;
A renoves, convertendo-a.
Entra na minha história e
que seja feita a Tua vontade.
Dá-me sempre o Pão em cada dia,
A mim e a todos os povos do mundo:
A nós, que não merecemos, porque somos pecadores.
Perdoa-nos Senhor, todas as nossas faltas
Tal como perdoamos a quem nos ofende.
Como somos pequenos e frágeis, meu Deus!
Vela por nós e não nos deixes cair em tentação.
Como o cego de Jericó, te gritamos:
Livra-nos do mal, Senhor.
Ámen.
Efemérides
Hoje a Igreja celebra a Dedicação da Basílica de Latrão .
Apresento a transcrição de um trecho do Sermão 5 para a Dedicação, alusivo à efeméride, da autoria de S. Bernardo (1091-1153), monge cisterciense e doutor da Igreja.
“Festa da dedicação de uma igreja, festa do povo de DeusHoje, meus irmãos, celebramos uma grande festa; é a festa da casa do Senhor, do templo de Deus, da cidade do Rei eterno, da Esposa de Cristo... Perguntemo-nos, então, o que pode ser a casa de Deus, o seu templo, a sua cidade, a sua Esposa. Tenho de o dizer com temor e respeito: somos nós. Sim, nós somos tudo isso, mas no coração de Deus. Somo-lo pela sua graça e não pelos nossos méritos... A humilde confissão das nossas penas provoca a sua compaixão. Esta confissão dispõe Deus a vir em socorro da nossa fome como um pai de família e a fazer-nos encontrar junto dele pão em abundância. Somos, portanto, a sua casa onde nunca falta o alimento da vida... "Sede santos, está escrito, porque eu, o vosso Senhor, sou santo" (Lv 11,44). E o apóstolo Paulo diz-nos: "Não sabeis que os vossos corpos são o templo do Espírito Santo e que o Espírito Santo tem em vós a sua morada?" Mas bastará a própria santidade? Segundo o apóstolo, é necessário também a paz: "Procurai, diz ele, viver em paz com toda a gente e também a santidade, sem a qual ninguém verá a Deus" (He 12,14). É esta paz que nos faz viver juntos, unidos como irmãos, é ela que constroi para o nosso Rei uma cidade toda nova chamada Jerusalém, o que quer dizer: visão da paz...”
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
Sorri!
Pára! Faz Silêncio
“Que tal andas de presença de Deus?”
Falta-te vida interior, porque não levas à oração as preocupações dos teus e o proselitismo; porque não te esforças por ver claro, por fazer propósitos concretos e por cumpri-los; porque não tens visão sobrenatural no estudo, no trabalho, nas tuas conversas, na tua relação com os outros... – Que tal andas de presença de Deus, consequência e manifestação da tua oração? (Sulco, 447)"
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
CIDADE DO VATICANO
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Caros Amigos
Pretende o espaço "Caminhando" agora criado, proporcionar o encontro de amigos, de pessoas de boa fé que queiram "partilhar aqui", experiências, vivências do quotidiano, com espírito positivo e construtivo, numa linha de respeito mútuo.
O título que lhe atribuí, indica precisamente que vamos incluir matérias que nos incentivem a caminhar, sempre para diante, a caminho da cidade Celeste.
Não temos periodicidade, nem temas pré-concebidos. O conteúdo de "Caminhando" irá surgindo naturalmente, sem pretenções de escritas elaboradas ou de contextos teológicos. Serão incluídos textos meus, teus ou transcritos de outros autores e tidos como de interesse para todos nós.
Vamos ser como as crianças: simples, confiantes, alegres, dando a mão para que ajudem a caminhar!
Um abraço.