domingo, 18 de novembro de 2007

Liturgia do Dia



EVANGELHO QUOTIDIANO

A propósito do Evangelho de S. Lucas 21,5-19, apresentamos um comentário feito por João Paulo II por ocasião na Homilia da Celebração ecuménica para recordar as testemunhas da fé do séc. XX, em 7 de Maio de 2000.


"Será para vós ocasião de dar testemunho"


“A experiência dos mártires e das testemunhas da fé não é uma característica exclusiva dos primórdios da Igreja, mas constitui a marca de cada período da sua história. No século XX, talvez mais ainda do que nos primeiros tempos do cristianismo, foram muitíssimos os que testemunharam a fé com sofrimentos não raro heróicos. Em todos os continentes, no decurso do século XX, quantos cristãos pagaram o seu amor a Cristo com o próprio sangue! Sofreram formas de perseguição antigas e recentes, experimentaram até o ódio e a exclusão, a violência e o limite da morte. Muitos países de antiga tradição cristã voltaram a ser terras onde se pagava muito cara a fidelidade ao Evangelho. No nosso século, o "testemunho a Cristo extremado até ao sangue tornou-se património comum de católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes" (Tertio millennio adveniente, 37). […]Nos meus anos de juventude, eu próprio fui testemunha de muitos sofrimentos e de inúmeras provações. «O meu sacerdócio inscreveu-se, desde o início, no mesmo sacrifício de muitos homens e mulheres da minha geração" (Dom e Mistério, pág. 47). A experiência da segunda guerra mundial e dos anos que se lhe seguiram levou-me a considerar com grata atenção o exemplo luminoso de todos quantos, do princípio ao fim do século XX, experimentaram a perseguição, a violência e a morte por causa da sua fé, por causa do comportamento que a verdade de Cristo lhes inspirava.E são tantos! A sua memória não deve perder-se.”

(In Evangelho Quotidiano)

Sem comentários: