quinta-feira, 26 de agosto de 2010

“ÍDOLOS”

PALAVRA “ÍDOLOS”


Ontem celebrámos a Palavra “Ídolos” e quero partilhar contigo esta nota que é fruto da reflexão que me suscitou a novidade desta Palavra, à luz de algumas passagens bíblicas.


  • Gn 35, 1-5

  • Jr 2

  • Rm 1, 18-27

  • Mt 6, 24-34


O AT fala dos ídolos feitos pela mão do homem, adorados e aos quais se ofereciam sacrifícios. Deus “reclama” os seus direitos de Pai amantíssimo que não quer perder nenhum dos seus filhos. Assim se revela desde Adão e promete a Salvação a toda a Humanidade, em troca do pecado de orgulho e desobediência que se cometeu perante o Deus único, fiel e verdadeiro.

Deus dá oportunidade de Salvação: escolhe mediadores, faz Alianças com o Povo infiel que murmura, exige, que é desleal, traiçoeiro... , para que se converta ao Seu amor.


Só que Deus criou o homem livre e por isso ele terá de escolher entre o Amor de Deus e o amor às coisas terrenas.


O NT acrescenta àqueles ídolos todos os que adoramos e que nos escravizam até ao dia de hoje, nomeadamente, o dinheiro, o poder, o orgulho, a obsessão por uma pessoa fazendo-a o seu ídolo, a TV, o computador ... que nos desviam do Caminho do Senhor porque nos enchem a existência de tal maneira que não cabemos na “porta estreita” de tão inchados que estamos e então acabamos por ficar do lado de fora. E não é isto que Deus quer!


Façamos como Jacob que reconheceu que só o nosso Deus é único e fiel , escuta o nosso clamor e vem em nosso auxílio.


Jesus exorta-nos a que nos esforcemos e confiemos Nele; é Ele que leva a nossa vida e a leva bem, até à Vida Eterna.


Entrega-te a Ele sem receio. Crê, somente!



Sem comentários: