quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Angra: Funeral de D. Aurélio, bispo


Angra: Funeral de D. Aurélio Granada realiza-se hoje


Missa na catedral às 15h00 antecede sepultamento no Cemitério do Livramento


A União | D. Aurélio Granada Escudeiro
Angra do Heroísmo, Açores, 29 ago 2012 – O funeral do antigo bispo de Angra, D. Aurélio Granada Escudeiro, realiza-se hoje às 15h00 na sé da cidade da Ilha Terceira, revela o site da diocese.
O corpo vai estar em câmara ardente na catedral entre as 08h30 e as 14h30 (hora localmais uma em Lisboa), seguindo-se a eucaristia presidida pelo bispo diocesano, D. António Sousa Braga.
O cortejo fúnebre sairá pelas 16h30 em direção ao Cemitério do Livramento, em Angra do Heroísmo, onde o bispo emérito vai ser sepultado numa campa da diocese, adianta a mesma fonte.
“À hora do funeral os sinos das igrejas paroquiais tocarão as laudas próprias destas circunstâncias”, anuncia a página diocesana.
Esta terça-feira decorreram exéquias às 11h00, na igreja de São José, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, onde o prelado faleceu no sábado, aos 92 anos.
A celebração foi dirigida por D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, diocese de onde D. Aurélio Escudeiro era natural.
Natural de Alcains, Castelo Branco, D. Aurélio Granada Escudeiro nasceu a 29 de maio de 1920 e fez os seus estudos nos Seminários de Gavião, Alcains e Olivais.
Ordenado padre em Portalegre, a 17 janeiro de 1943, desempenhou funções como pároco em Gavião (1943-44) e Ortiga, Mação (1944-48), e como professor de Religião, distinguindo-se no apoio dado à obra da Ação Católica, a nível diocesano e nacional.
Foi escolhido pelo Papa Paulo VI para bispo coadjutor de Angra a 18 de março de 1974 e recebeu a ordenação episcopal a 26 de maio desse ano.
A 30 de junho de 1979 foi nomeado bispo residencial da diocese açoriana, tendo precedido no cargo a D. António de Sousa Braga.
Criou um secretariado para a Pastoral das Migrações e a Comissão Diocesana para a Comunicação Social, além de uma comissão de ajuda aos refugiados após a revolução de 25 de abril de 1974.
Assumiu responsabilidades em órgãos de comunicação social da Igreja e foi responsável pela publicação de textos sobre doutrina católica e pela tradução de obras de caráter teológico.
D. Aurélio Granada Escudeiro, cidadão honorário da cidade de Angra do Heroísmo, é apresentado pela diocese como um "impulsionador" do culto ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, na Ilha de São Miguel.
O 37.º bispo de Angra recebeu o Papa João Paulo II, em abril de 1991, na visita às ilhas Terceira e de São Miguel.
Apresentou a renúncia em abril de 1996 e viu D. António de Sousa Braga suceder-lhe no cargo em junho desse ano.
Regressou à sua terra natal mas viria a fixar residência na Casa Sacerdotal de Ponta Delgada em maio de 2011, onde veio a falecer cerca das 20h00 locais deste sábado.


(Facebook - Seminário de Angra)

Sem comentários: