sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DIALOGAR É BOM E NECESSÁRIO




Este ano, a catequese do 8º ano propõe que nos debrucemos sobre o “diálogo” , apresentando-o como indispensável ao relacionamento entre os homens e entre estes e Deus. Sugere boas condutas para a realização de um diálogo verdadeiro e eficaz e mostra os obstáculos mais comuns que enfrentamos e prejudicam esse diálogo que se pretende seja sereno e esclarecedor.

Sabemos que hoje em dia nas famílias já nem se conversa à mesa nem tão pouco se convive, porque pais e filhos depois do trabalho e da escola, rumam para a TV e/ou computador e aí cai um silêncio devastador, apenas cortado pelos comandos e  teclado...

Conversar, nada; dialogar sobre os problemas da adolescência, sobre os problemas graves que o país atravessa, sobre as dificuldades do trabalho, da escola, para quê? afectos, isso o que é? Um abraço aconchegante, oh!

Na catequese, nós tentamos criar hábitos de bom diálogo, mas tem sido difícil: só se sabe falar para agredir, para falar mais alto do que o outro, ou simplesmente não diz nada.
Na catequese é preciso levá-los a pensar na vida quotidiana, a ter opinião sobre as coisas e a não ter medo de as expressar; prepará-los para fazerem as suas escolhas e a responsabilizarem-se por elas.
Na catequese “aprendemos” a abraçar: damos o abraço da paz, quando nos despedimos...
Na catequese, queremos ser uma família cristã onde Jesus ocupe o lugar central e transportá-la  para as nossas casas.

Mas é à família biológica que cabe a responsabilidade de amar os filhos! e amar, é fazer TUDO.


PASSA UM BOM DIA



Sem comentários: