quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

OS MÁTIRES DE ONTEM E DE HOJE



Ao longo da História da Salvação, muitos são os casos de gente que preferiu morrer a ter de renegar ao único Deus, Criador. A Bíblia apresenta muitos casos dos que morreram por amor a Deus.

Na catequese da adolescência estudamos “a mãe e os sete filhos” - 2Mac 7,1.20-31 aos quais lhe foram infringidas torturas impiedosas e nas Laudes de domingo cantamos o “hino dos três jovens” - Dn 3, 24-90 – que no meio da fornalha ardente, cantavam louvores ao Senhor.

Ouvimos nas notícias e vemos a carnificina que tem acontecido aos cristãos da índia, dos países muçulmanos: Egito …, ainda há dias incendiaram uma igreja, por altura da celebração da Missa do Galo, no Iraque.

Hoje a Liturgia apresenta-nos o primeiro mártir cristão: Santo Estevão – Act 6,8-10. 7,54-59.

São pessoas de qualquer idade e sexo e raça. O que têm em comum, é uma fé adulta! Arriscam no Senhor, porque sabem que Ele não os defrauda: ser-lhes-à dada, Vida Eterna! Amam a Deus acima de tudo, amor na dimensão da cruz, ao ponto de se deixarem matar confessando assim, que Deus é o Senhor dos seus corações e das suas vidas.

Esta pequena reflexão, suscita-me duas questões:
            Cristo é o centro do meu projeto de vida?
            Eu sou capaz de dar a minha vida para defender o Nome do Senhor?



Meu Deus, dá-me o dom da fé.



Sem comentários: