sábado, 16 de maio de 2015

Alegria cristã




Papa Francisco: A alegria cristã é um dom e não simples diversão passageira

Por Alvaro de Juana



VATICANO, 15 Mai. 15 / 07:53 pm (ACI/EWTN)
“Uma comunidade sem alegria também é uma comunidade doente: pode até ser uma comunidade ‘divertida’, mas é ‘doente de mundanidade’”, advertiu o Papa Francisco durante a Missa presidida na Casa Santa Marta nesta sexta-feira, 15, e afirmou que “a alegria cristã é um dom e não uma diversão passageira”.
“Quando a Igreja é medrosa e não recebe a alegria do Espírito Santo, ela adoece, as comunidades e os fiéis adoecem”, acrescentou também o Santo Padre.
Do mesmo modo, o Pontífice advertiu: “Um cristão sem alegria não é cristão; um cristão que continuamente vive na tristeza também não o é. E um cristão que, no momento da provação, das doenças ou das dificuldades, perde a paz… é porque lhe falta algo”.
“A alegria cristã não é uma simples diversão, não é uma alegria passageira; a alegria cristã é um dom, é um dom do Espírito Santo. É ter o coração sempre alegre porque o Senhor venceu, o Senhor reina, o Senhor está à direita do Pai, o Senhor me olhou e me enviou, e me deu a sua graça e me fez filho do Pai.... Essa é a alegria cristã. Um cristão vive a alegria”, ressaltou.
O Papa Francisco explicou: “Nas leituras da liturgia deste dia encontramos duas palavras fundamentais: ‘medo’ e ‘alegria’. O medo é uma atitude que nos faz mal, nos enfraquece, nos limita e até nos paralisa. Quem tem medo não faz nada, não sabe o que fazer; concentra-se em si mesmo para que não lhe aconteça nada de mal. O medo leva a um ‘egocentrismo egoísta’, que paralisa. O cristão medroso é aquele que não entendeu a mensagem de Jesus’.
Por isso mesmo, o Pontífice recordou: “Jesus disse a Paulo que ele não deveria temer, mas continuar a falar. Pois o medo não é cristão; é um comportamento de quem tem a alma aprisionada, presa, sem liberdade de olhar para frente, de criar e fazer o bem. E diz sempre: ‘Não, aqui há este perigo, aqui outro… e assim por diante. E isso é um vício. O medo faz mal”.
“Não ter medo é pedir a graça da coragem, da coragem que o Espírito Santo nos envia”, disse aos fiéis que participavam da Missa.
O Santo Padre destacou: “Existem comunidades medrosas, que apostam sempre em algo certeiro, como se na porta de entrada estivesse escrito “proibido”: tudo é proibido por medo. Quando se entra em uma comunidade assim, sente-se o marasmo, disse o Papa, porque se trata de uma comunidade doente.
A outra palavra da liturgia é ‘alegria’. O Papa Francisco concluiu dizendo: “Nos momentos mais tristes e de dor, a alegria se torna paz. Ao contrário, uma diversão no momento da dor se torna sombrio, escurece”.

(acidigital)


Sem comentários: