terça-feira, 19 de maio de 2015

Soneto do século XVII




CONTA E TEMPO


Deus pede estrita conta de meu tempo.
                     
 E eu vou, do meu tempo, dar-lhe conta.
                     
Mas, como dar, sem tempo, tanta conta,
                     
Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?

                     

Para dar minha conta feita a tempo,
                     
O tempo me foi dado, e não fiz conta.
                     
Não quis, sobrando tempo, fazer conta.
                     
Hoje, quero fazer conta, e não há tempo.

                     

Oh, vós, que tendes tempo sem ter conta,
                     
Não gasteis vosso tempo em passatempo.
                     
Cuidai, enquanto é tempo, em fazer conta!

                     

Pois, aqueles que, sem conta, gastam tempo,
                     
Quando o tempo chegar, de prestar conta
                     
Chorarão, como eu, o não ter tempo...


(Enviado por um amigo)




Sem comentários: