terça-feira, 15 de setembro de 2015

Açores: Bispo fez balanço «francamente positivo» da visita ad Limina





Angra do Heroísmo, Açores, 14 set 2015 (Ecclesia) – O bispo de Angra revela estar “muito animado” para o ano pastoral 2015-2016, que começa a 4 de outubro, depois de um balanço “francamente positivo” da sua terceira visita ‘ad Limina’ ao Vaticano.

“Foi uma experiência muito positiva e depois dos encontros com o Papa Francisco e com os diferentes dicastérios, que estavam muito a par da realidade pastoral portuguesa, julgo que ficamos todos mais cientes e mais ligados”, disse D. António de Sousa Braga sobre as relações entre o episcopado português.

Em declarações sítio de informação ‘Igreja Açores’, o prelado frisa que o balanço da visita ‘ad Limina’ ao Vaticano, entre 07 e 12 de setembro, “só pode ser positivo” porque preparou o próximo ano pastoral que vai ser vivido como Ano Santo da Misericórdia e a Diocese de Angra conta ainda com a “particularidade muito bonita” de receber a visita da imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, “durante a Quaresma”.

“Esta visita acabou por ser também um momento privilegiado para a preparação da visita do Santo Padre ao Santuário de Fátima por ocasião das comemorações do centenário”, em 2017, acrescenta D. António de Sousa Braga.

No contexto da futura visita do Papa a Portugal, o bispo de Angra recorda que Francisco tem preferido visitar lugares onde “não há fé enraizada ou que estão mais dessacralizado”.

“O Papa Francisco quando lhe falei da visita, já sabia do convite que lhe tinha sido endereçado e julgo que gostou. No entanto uma visita desta natureza tem de envolver os mais altos responsáveis do Governo Regional e é disso que estamos a tratar já”, adiantou o prelado.


IA/CB/OC
Agência Ecclesia
 

Sem comentários: