quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Pela dignidade da mulher


Audiência geral antes do encontro com os cardiologistas
Todos nos acautelamos, inclusive as comunidades cristãs, contra visões da feminilidade deturpadas por preconceitos e suspeitas lesivas da sua dignidade intangível», disse o Papa Francisco na audiência geral de quarta-feira 31 de agosto, na praça de São Pedro, comentando o episódio evangélico da mulher curada da perda de sangue.
Para o Pontífice o milagre de Jesus «faz refletir sobre o modo como a mulher é com frequência compreendida e representada». De facto, para a hemorroíssa «a “salvação” assume múltiplas conotações: antes de tudo restitui-lhe a saúde; depois liberta-a das discriminações sociais e religiosas; além disso, realiza a esperança que ela trazia no coração cancelando os seus medos e o seu desalento; por fim, restitui-a à comunidade libertando-a da necessidade de agir no escondimento». Eis então o convite a «pedir perdão pelos nossos pecados e prosseguir, com coragem, como fez aquela mulher».
No final do encontro com os fiéis o Papa foi até à nova Feira de Roma para saudar os participantes no congresso anual organizado pela Sociedade europeia de cardiologia. «Há leis gravadas na própria natureza – recordou no discurso dirigido aos presentes – que ninguém pode manipular mas só descobrir, usar e ordenar». Na realidade, a ciência sozinha não é suficiente «para compreender o mistério que cada pessoa contém em si». Precisamente observando «o homem na sua totalidade», insistiu Francisco, podemos dirigir «um olhar de particular intensidade aos mais pobres, aos mais necessitados e marginalizados».


31 de Agosto de 2016

(osservatoreromano)

Sem comentários: