terça-feira, 8 de novembro de 2016

Para mudar 
o rumo da história



Celebração presidida pelo cardeal secretário de Estado antes da assinatura do acordo entre o Governo colombiano e as Farc

Uma celebração para a reconciliação do povo colombiano foi presidida pelo cardeal secretário de Estado Pietro Parolin na igreja de São Pedro Claver, pouco antes da assinatura do Acordo final entre o Governo de Bogotá e as Forças armadas revolucionárias da Colômbia (Farc-Ep). «Em primeiro lugar desejo – disse o cardeal na homilia – transmitir a proximidade do Papa Francisco ao querido povo colombiano e às suas autoridades, especialmente na presente circunstância da assinatura do Acordo final entre o Governo da Colômbia e as Farc-Ep. O Santo Padre acompanhou com grande atenção os esforços destes últimos anos, em busca da concórdia e da reconciliação. Encorajou-os várias vezes, sem tomar parte nas soluções concretas que foram negociadas, e sobre as quais os próprios cidadãos decidirão de modo livre, ciente e consciente. O Papa sempre promoveu o respeito pelos direitos humanos e pelos valores cristãos, que estão no centro da cultura colombiana».
«Creio – acrescentou que todos nós aqui presentes temos a consciência de que, no fundo, estamos na conclusão de uma negociação, mas também no início de um processo de mudança ainda aberto, que exige a contribuição e o respeito de todos os colombianos». 

(osservatoreromano)

Sem comentários: