REDAÇÃO
CENTRAL, 15 Dez. 18 / 04:00 am (ACI).- Ao aproximar-se o Natal,
alguns fiéis podem se perguntar por que, se o profeta Isaías anunciou que o
Filho de Deus seria chamado “Emanuel”, o anjo disse a Maria e José que
colocassem no Menino o nome de “Jesus”. Existe alguma contradição? Ambos os
nomes são o mesmo?
Pe.
Miguel A. Fuentes, do Instituto do Verbo Encarnado (IVE), escreveu um artigo em seu blog “El teólogo responde” (O
teólogo responde) para responder a esta dúvida que
foi exposta por um fiel.
“Com dois
versículos de diferença, São Mateus indica dois dos nomes que receberá o Menino
nascido da Virgem: porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus
pecados... que se chamará Emanuel (Mt 1,21-23)”, assinalou o sacerdote.
Entretanto, indicou
que, “como disse Manuel de Tuya, O.P., não há oposição entre ambos os nomes,
‘porque o nome que se anuncia em Isaías (Emanuel) é o nome profético de Cristo,
e o nome de Jesus é seu nome próprio e pessoal. O nome profético só indica o
que significará para os homens, naquele momento, o nascimento deste menino.
Será ‘Deus conosco’ de um modo particular’”.
“Assim – continua o texto de Manuel de Tuya –, se lê no mesmo Isaías, quando
diz a Jerusalém: ‘Então te chamarão Cidade da Justiça, Cidade fiel’ (Is 1,26),
não porque tivesse de chamar-se materialmente, mas porque tinha desde então
certa conveniência por causa da purificação que nela faria Yahveh. Ou, como
disse a este propósito São Jerônimo, ‘Jesus e Emanuel significam o mesmo, não
ao ouvido, mas ao sentido’”.
O artigo de Pe.
Fuentes continua assim:
1. Emanuel:
expressa a natureza, a personalidade do Filho de Maria. O nome está contido na
profecia que Isaías proclama diante do desconfiado Acaz, cinco séculos antes da
vinda do anunciado nela: Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o
chamará ‘Deus Conosco’ (Is 7,14).
‘Emanuel’: Deus
conosco. Jesus é Deus; o Deus adorável que fez o céu e a terra, que governa os
astros e a quem os anjos servem. Mas sem deixar de ser Deus nem perder sua
Glória, se ‘funde’ em nossa história e em nosso mundo para conviver com os
homens (Ba 3,38). Emanuel expressa quem é o que nasce: é Deus que se faz carne.
Por isso, o anjo disse a Maria: o que nascerá de ti será santo, será chamado
Filho de Deus (Lc 1,35).
2. Jesus: Porás o
nome de Jesus, porque Ele salvará seu povo de seus pecados (Mt 1,21). Tais
palavras do anjo a José. Este nome expressa a missão do Filho de Deus ao se
encarnar. Revela o motivo da encarnação. Jesus, em língua hebraica se diz
Yehoshuah e quer dizer Yahveh salva, Deus salva; quer dizer, pois,
saúde-doador. O que vem dar a saúde à alma, que é onde mora a enfermidade do
pecado.
Quem pode perdoar
os pecados senão Deus?, perguntam-se os inimigos de Cristo, escandalizados não
só porque curou um paralítico em Cafarnaum, mas também, especialmente, porque
anunciou a remissão de seus pecados (cf. Mc 2.7). Entenderam que desta maneira
se iguala a Deus, e não estão errados: só Deus pode perdoar os pecados dos
homens. Por isso, Cristo os perdoava, porque era Deus e para isso havia se
encarnado. Isto é o que nos revela com seu nome.
Muitos hebreus se
chamaram Jesus por casualidade, dizia Maldonado no século de ouro espanhol,
‘Cristo, ao contrário, por determinado conselho, não humano mas divino. Aqueles
que levaram este nome antes Dele não foram verdadeiros salvadores, e Cristo o é
mais ainda do que o homem pode significar. Para eles era nome comum e vulgar;
para Cristo foi peculiar e, segundo o profeta havia predito, próprio e
singular, porque da maneira que de Cristo se disse, a ninguém lhe convém mais
do que a Ele, pois não há em outro alguma saúde’.
(acidigital)
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