quarta-feira, 14 de outubro de 2009

NOTÍCIAS




RESUMIDAS


Cristo Rei e Corcovado geminados


No passado dia 12 de Outubro, no alto do morro do Corcovado, aos pés da imagem de Cristo Redentor, foi celebrada a Eucaristia onde se concluiu o processo de geminação dos santuários de Cristo Rei em Almada e do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. A Eucaristia Solene foi presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta.

…………..

Fátima é o coração espiritual do país
Afirmou D. António Marto


O Santuário de Fátima é uma “espécie de oásis espiritual para quase toda a gente, onde a pessoa vem «afinar» o seu interior para escutar Deus, o seu gosto espiritual para saborear a comunhão de Deus connosco ou o próprio olhar espiritual para descobrir a beleza da fé. É uma fonte de regeneração permanente” – afirma D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, numa entrevista concedida ao Jornal da Madeira. E acrescenta: “Pessoalmente, diria que é o coração espiritual do país”.

.........

Áustria e Santa Sé regulam bens patrimoniais


A Santa Sé e a embaixada da Áustria no Vaticano trocaram esta manhã documentos que ratificam o acordo adicional da Convenção entre a Santa Sé e a República Austríaca para o regulamento dos bens patrimoniais assinado de 23 de Junho de 1960, firmado em Viena em Março de 2009.

Presentes no acto esteve o Cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano D. Dominique Mamberti, Secretário para as relações com o Estado e Martin Bolldorf, embaixador da Áustria junto da Santa Sé e Moritz Ehrmann, adjunto do mesmo organismo.

............

Cáritas pede uma nova ética global para as alterações climáticas


Trabalho humanitário e de desenvolvimento é «minado» pelas mudanças do clima

A Cáritas Internationalis está a apelar a uma abordagem nova sobre as alterações climáticas. O apelo surge no relatório «Justiça Climática: procurando uma nova ética global», recentemente publicado.

Os efeitos devastadores das alterações climáticas são uma evidência diária para as comunidades mais pobres na maioria dos 200 países onde a Cáritas trabalha. Este facto está a “minar” o trabalho humanitário e a favor do desenvolvimento dos 164 membros e ameaça aumentar o número de emergências no futuro.

As informações do relatório «Justiça Climática: procurando uma nova ética global» não se restringem a factos científicos sobre as alterações climáticas, mas focam a dimensão ética, moral e teológica da crise.


(Ag Ecclesia)

Sem comentários: