quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PELO MUNDO





Fundação AIS lança campanha de apoio

aos padres em Ano Sacerdotal

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) associa-se à Santa Sé na divulgação do Ano Sacerdotal através da promoção do livro “Adoração Eucarística – pela santificação dos sacerdotes e maternidade espiritual”.

A secção portuguesa da organização católica internacional vai divulgar e distribuir de forma gratuita o livro, publicado pela Congregação para o Clero.

É uma obra ilustrada com testemunhos de vidas que se destacaram na oração e entrega pela santificação dos sacerdotes. “Um óptimo instrumento para divulgar a importância do sacerdócio, suscitar vocações e acompanhar espiritualmente os sacerdotes”, refere a AIS.
..........

Bento XVI será «peregrino de Fátima»
em tempos de secularismo e relativismo

Conselho Permanente da CEP publica Nota Pastoral
sobre a visita do Papa a Portugal, em 2010


O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou esta Terça-feira uma Nota a respeito da visita que Bento XVI realizará ao nosso país, em Maio de 2010, apresentando o Papa como um “peregrino de Fátima” e alertando para os “desafios do secularismo e do relativismo doutrinal e ético”.

“O Santo Padre vem, essencialmente, como peregrino de Fátima, onde encontrará uma expressão viva de todas as Igrejas de Portugal”, pode ler-se.
...........

Diocese de Angra

Propor e transmitir a fé numa sociedade em crise
Início do Ano Pastoral na Diocese de Angra

A Diocese de Angra assinalou, no dia 4 de Outubro, o início do Ano Pastoral 2009/2010, sob o objectivo geral de “ Propor e transmitir a Fé na sociedade actual”, plano que cumpre o seu terceiro ano em prática.

De forma a lançar este objectivo a Diocese emitiu uma série de orientações Pastorais, contemplando um primeiro semestre (até 16 de Fevereiro de 2010) dedicado ao testemunho de uma vida entregue a Deus e um final de ano virado para o próximo, numa “caridade sem limites”.

A Diocese apela aos seus padres que este ano promovam eventos que levem o povo de Deus e a comunidade a rezar, meditar, festejar e prestar uma justa homenagem aos seus representantes.

Entre esses eventos são dados como exemplos a existência de um dia por semana para oração pelos sacerdotes e pelas vocações, a valorização da Semana dos Seminários e das Vocações e do Dia do Bom Pastor, o assinalar da data de ordenação sacerdotal de cada pároco, a celebração da festa de S. João Maria Vianney e dar a conhecer a vida de sacerdotes santos como é o caso do Padre João Baptista Machado, padroeiro da Diocese.
.............

Cimeira africana no Vaticano

Abertura dos trabalhos do Sínodo dos Bispos com referências às guerras, pandemias, mas também às potencialidades de África

Os mais de 200 participantes no II Sínodo dos Bispos para a África, que decorre no Vaticano, querem mostrar ao mundo uma nova face deste continente, ultrapassado as marcas das guerras e pandemias.

A “cimeira” africana iniciou os seus trabalhos com uma apresentação dos principais temas que serão trabalhados nos próximos dias. O Cardeal Peter Turkson, do Gana, apontou alguns dos problemas com a Igreja e a sociedade africanas se confrontam, como o tráfico de armas ou de droga, mudanças climáticas, a proliferação das seitas, os confrontos étnicos e as migrações.

"A África foi acusada por muito tempo pelos media de tudo aquilo que é repugnante para a humanidade. Pelo contrário, é o segundo mercado mundial emergente após a China, é o continente das oportunidades”, acrescentou.

Para o relator-geral do Sínodo, é tempo de “dizer a verdade sobre a África com amor, promovendo o desenvolvimento do continente que levará ao bem-estar do mundo inteiro”.
..........

«África tem medo e vive no medo»

Conflitos e relações entre Islão e Cristianismo foram alguns dos temas abordados nos discursos desta manhã do Sínodo dos Bispos para a África

«África tem medo e vive no medo», denunciou o arcebispo de Parakou (Benim), D. Fidele Agbatchi, durante a sua intervenção no Sínodo dos Bispos para a África. «Guardando para si mesma as conclusões das suas descobertas sobre o mundo e a natureza, deixa-se levar pela desconfiança, suspeita, autodefesa, agressão, logro (…) e sincretismo, fenómenos que contribuem para obscurecer a busca do Deus verdadeiro», declarou. «Espero deste Sínodo – continuou – um porvir pascal e, depois dos seus sofrimentos, a ressurreição de África».
..........

Igreja francesa indignada com série de suicídios no trabalho

A Igreja Católica em França publicou no site da Conferência Episcopal a sua posição sobre o problema dos suicídios no mundo do trabalho. O porta-voz do Episcopado, Pe. Bernard Podvin, convidou os envolvidos neste grave problema social a “deter o desespero perante o qual não se pode resignar”.

O debate abriu-se após o 24º suicídio registado nos últimos 18 meses na empresa France Telecom.

“Há dias que várias pessoas nos comunicam que se sentem muito abaladas pelo número de suicídios no trabalho. Um só suicídio já seria demais e bastaria para comover-nos”, explica Pe. Podvin, questionando a pressão exercida sobre os trabalhadores, e até que ponto o homem não vislumbra outra saída senão pôr fim aos seus dias.

Na sua declaração, o Pe. Bernard Podvin reitera que o trabalho humano é uma dimensão fundamental para o desenvolvimento da pessoa e para o bem comum: “Uma sociedade que não proporciona trabalho, ou que impõe algumas condições inaceitáveis, já não é digna de si mesma”. O porta-voz dos bispos conclui recordando que a vida é um dom e tem um valor inestimável.

(Ag Ecclesia)

TEM UM BOM DIA


Sem comentários: