quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Advento: alegria na esperança

Vem, Senhor Jesus




Vem, Senhor Jesus, ajuda-nos em Advento a preparar o Natal


Jesus já veio há dois mil anos e continua vivo e presente no meio de nós de muitos modos. Ele virá no fim dos tempos, na parusia. Mas em cada Natal, Ele vem dum modo verdadeiro, espiritual, litúrgico. Há acontecimento de salvação, não é só pura e piedosa recordação. Para quem se prepara num Advento bem vivido, Ele vem, Ele nasce em nós e nós renascemos para Ele. Nós e o mundo, a família e a Igreja precisamos da sua vinda, precisamos de renascer para Ele.

Vem, Senhor Jesus, Deus Amor, pois este mundo morre gelado sem amor, sem carinho, sem afecto, sem dom, sem serviço generoso e acolhedor. Vem ensinar-nos a amar, a amar mais, a amar melhor. Vem encher-nos de Ti, do amor que Tu és, do amor da Trindade. Vem, Jesus, não tardes, pois precisamos de aprender Contigo a arte de amar, de nos darmos sem medida, de servir com generosidade, de acolher com coração aberto. Vem, Senhor Jesus, e ajuda-nos a preparar a tua vinda. A abrir o coração ao dom do teu nascimento.

Vem, Senhor Jesus, o Príncipe da Paz, pois os corações, as famílias, os povos andam em guerra, há crimes, há mortes, há violência déspota, há vinganças, há destruição e derramamento de sangue, há terrorismo, há violência doméstica. Vem para seres nossa paz, para pacificar vidas, famílias, corações, países, para acabar com conflitos. Vem, Príncipe da Paz, Deus Menino, para que Contigo e em Ti vivamos a paz que os Anjos anunciaram na noite de Natal. Não tardes, Jesus, precisamos de paz duradoira, precisamos que acabe a violência, o ódio, o crime, o sangue derramado.

Vem, Senhor Jesus, nosso Divino Libertador, pois apesar da tua morte na Cruz, continuamos escravos do pecado, do vício, do egoísmo, do desamor. Continuamos escravos e alienados pela droga, pelo álcool, pelo dinheiro, pelo prazer fútil. Vem depressa para nos libertares por dentro de tudo o que nos aliena e escraviza. Vem, porque no mundo há tantos homens, mulheres, jovens e crianças que vivem escravos de outros, sem emprego, sem casa, sem amor, sem dinheiro, sem cultura. Vem libertar-nos. Não tardes, Senhor Jesus, os escravos, e são tantos, precisam de Ti.

Vem, Senhor Jesus, Luz do mundo, Sol nascente, Luz sem ocaso, iluminar nossas inteligências, nossos corações. Vem porque as trevas nos cegam, nos impedem de Te ver, de ver teu Reino, tua vida, tua graça, teu amor. Vem, Luz sem ocaso, pois as trevas do pecado, do erro, da falsidade são poeira que nos invade e não Te deixa brilhar de um modo novo. Vem dissipar as trevas, destruir a poeira que nos impede de Te ver melhor. Vem, não tardes, pois o demónio continua a ser príncipe das trevas, pai da mentira e só Tu nos poderás ajudar a vencê-lo. Vem, Jesus, não tardes.

Vem, Senhor Jesus, ajuda-nos em Advento a preparar o Natal para que seja passado Contigo, acolhendo tua Pessoa, tua Vida, teu Amor. Vem para que nos ajudes a ser mais justos, mais verdadeiros, mais íntegros, mais simples e humildes, para termos um coração disponível para Te acolher e nossas vidas se renovarem em Ti. Vem, pois nossas famílias, onde falta hoje paz, amor, unidade, emprego, pão, diálogo, carinho, precisam de Ti. Vem para que o Natal seja festa do teu nascimento, seja alegria da tua vinda, seja presença do teu amor.

Vem Jesus, para que aprendamos Contigo a ter um mundo mais justo, mais fraterno, mais amigo, onde haja mais partilha, mais generosidade, onde o pobre tenha lugar em nosso coração, o doente receba nossa visita e nosso carinho, o só tenha nosso sorriso e nossa companhia, as estruturas da vida e da sociedade não sejam tão cruéis e tão criminosas, tão injustas e fraudulentas, tão enganadoras e exploradoras. Vem, não tardes, queremos viver um Natal em festa, Contigo, Verbo do Pai feito homem no seio da Virgem Maria. Vem, pois há o perigo de o mundo Te ir desconhecendo, colocando de lado, vivendo sem Ti. Vem, não tardes, pois o Natal se aproxima e queremos prepará-lo e vivê-lo com espírito cristão, dum modo mais evangélico, com coração mais rasgado para amar.

Dário Pedroso, s.j.

Apostolado da Oração

Sem comentários: