quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

OS SINOS DA MINHA IGREJA

Amanhã, véspera de Natal, vai ser inaugurado na Sé Catedral dos Açores,pelas 23 horas, um carrilhão com dezanove sinos, número que igualmente representa os concelhos dos Açores.

Há algum tempo, a propósito dos novos sinos que vieram substituir os antigos danificados pelo terramoto de 1980, eu escrevi “OS SINOS DA MINHA IGREJA”, que até constituiu uma Catequese para os adolescentes do 5º ano e que partilho hoje contigo:









OS SINOS DA MINHA IGREJA


Os Sinos da minha Igreja quando estão “quietos”, são frios e escuros; silenciosos, espreitam-nos lá do alto da torre. Mas quando repicam…oh…, ficam cheios de luz, de vida, de sentido e…


DESPERTAM

quem está adormecido, apático, sem vontade, proclamando bem alto: “Chegou a hora de nos levantarmos do sono”, “Desperta, desperta, levanta-te, Jerusalém…”.


CHAMAM

este é um Dia importante, “Venham comigo a um lugar sossegado, para descansarem um pouco” . E os sinos insistem: “Vem e vê ” o convívio, a festa; aqui é tudo de graça, entrem …,“Ah! Todos que tendes sede, vinde à água…”.


ANUNCIAM

a Boa Nova de que temos um Pastor que nos conduz e nos ama tanto que até dá a Sua Vida por nós: “Eu sou o bom pastor. Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas …”, e estas boas notícias que “De graça recebestes, de graça dai”.


LOUVAM E BENDIZEM

como? Olha, quem vai a passar? Viva! “Hossana! Bendito o que vem em nome do Senhor…”, Hossana!


ADORAM

o quê? Quem? “Onde está o rei dos Judeus recém-nascido? Vimos a sua estrela…”. Entrai que eu apresento o Menino. Ei-Lo! Eis o Cordeiro de Deus, eis Aquele que tira o pecado do mundo”. Agora, sentai-vos à Mesa: “Tomai e comei, isto é o meu corpo…Bebei todos, …o meu sangue, o sangue da Aliança…” . SIM! Nós te adoramos, Senhor!


SÃO PROFETAS

QUE NOS AJUDAM A CAMINHAR!



Sem comentários: