segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Caminho Neocatecumenal: Convívio Mensal





E o Senhor reúne as “que são suas”

e as conduz às “águas refrescantes”.



Mais uma vez nos reuniu o Senhor no seu redil – na freguesia as Doze Ribeiras -, para lhe rezarmos em comunhão, partilharmos as nossas vivências e avaliarmos a “saúde do coração” da nossa Comunidade, neste último mês.

Muitos cânticos, a cargo do nosso salmista, Tiago, admonições e partilhas suscitadas pelo Espírito Santo, só podiam resultar em muita participação, humildade e alegria.


A Palavra de Deus é de facto actual, eficaz e guia das nossas vidas. A Palavra sobre o “Bom Pastor” - Jo 10,1 + - antecedida por uma apelativa admonição , foi para mim, origem de uma reflexão profunda e mais uma vez me surpreender pelo Amor eterno do meu Deus.

As ovelhas são tidas como animais que vão instintivamente atrás umas das outras, sem voz activa... Mas as “ovelhas” do Evangelho de Jesus, não são assim: elas sabem o que querem! Vivem juntas, em comunhão, no redil preparado pelo Pastor; elas estão ali, porque querem, por opção pessoal de cada uma. As “ovelhas” conhecem o Senhor e por isso escolheram segui-Lo. Elas trabalham, produzem, dão fruto … Nós somos as “ovelhas” deste redil. Ninguém está aqui obrigado! Jesus chamou-nos e nós respondemos ao chamamento e quanto mais conhecemos o Senhor, mais queremos estar junto D`Ele, para segui-Lo para onde Ele for e darmos bom fruto.

Claro que somos todos diferentes e isso é que nos enriquece e completa como comunidade; o Senhor dá os Dons que quer, quando quer e a quem quer, segundo a Sua vontade. Para aceitar as desigualdades entre nós, é preciso pedir muita fé e humildade.

Por vezes também aparecem “mercenários” - que nos inculcam o orgulho, auto-suficiência ... - que nos afastam da Voz do Pastor e que o demónio coloca no nosso caminho, na nossa Comunidade para nos confundir e desviar do redil. Só que as suas propostas, são efémeras e não nos trazem paz nem alegria.

É o Senhor da Vida, que nos dá Vida.

E o Senhor reúne as “que são suas” e as conduz às “águas refrescantes”.






TEM UM BOM DIA


Sem comentários: