terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

NOTÍCIAS




Teologia:

Site «Cristo e a Cidade»

reflecte sobre fundamentalismo, laicismo e liberdade religiosa



Lisboa, 01 Fev (Ecclesia) – Fundamentalismo, liberdade religiosa e o papel da Faculdade de Teologia na sociedade e na Igreja são alguns dos temas dos textos que o site 'Cristo e a Cidade' revela em Janeiro. No artigo "Fundamentalismo, laicismo e liberdade religiosa", Elias Couto começa por recordar o “brutal e cobarde ataque de terroristas islâmicos a uma igreja cristã,...


********


Europa: Vaticano lamenta falta de consenso

na condenação às perseguições religiosas



Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE

sem acordo para uma declaração comum


Bruxelas, 01 Fev (Ecclesia) – O Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia não chegou a acordo sobre uma declaração comum em condenação perseguições religiosas nas várias partes do mundo.

Segundo comunicado do Conselho, os representantes dos 27 estados da União Europeia “mantiveram uma troca de pontos de vista sobre a liberdade de religião e de crença, acordando voltar ao tema numa data posterior”.

O Vaticano já lamentou a «neutralidade» dos ministros dos Negócios Estrangeiros, lembrando os ataques contra os cristãos, em várias partes do mundo, uma Igreja que “chora”.

D. Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, criticou o facto de a União Europeia se sentir “obrigada a ter uma posição neutral a respeito da religião”.


************


Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa



Lisboa, 01 Fev (Ecclesia) – O debate sobre «Minorias religiosas no mundo do pós 11 de Setembro» é um dos momentos do evento promovido pela área de Ciência das Religiões, da Universidade Lusófona de Lisboa em conjunto com a ONU, a Aliança de Civilizações e o British Council, a realizar hoje, no auditório Agostinho da Silva daquela Universidade.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, esta iniciativa insere-se na Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa e conta com a presença do ex-presidente da República, Jorge Sampaio, actual Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.



Sem comentários: