quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os Jovens das Comunidades Neocatecumenais e as JMJ




O tema da nossa Celebração da Palavra de ontem, foi “Jesus Cristo” - o tema das JMJ de 2011 - e uma das leituras que escutamos foi a de Is 53, 1-11 – O Servo de Iahweh, a que a Igreja atribui à Pessoa de Jesus.

Tocou-me profundamente o amor, a aceitação do sofrimento, o abandono e a obediência de Jesus aos desígnios do Pai, sempre calado e sereno.

É esta a novidade do Reino! A "Lei" do Amor gratuito!

De facto esta, é uma doutrina radical! É uma doutrina de “loucos”, de “escândalo”. Mas se somos cristãos, é por que seguimos Cristo e Ele é o nosso modelo. Ele ensina-nos a ser sim, sim! Ou não, não! Não podemos viver no talvez … A ser “frio” ou “quente” e não “morno”.


E nós respondemos SIM, por isso vivemos em comunidade cristã, para aprendermos com o Senhor o amor na dimensão da Cruz, a obediência e a alegria da libertação do pecado.


O discernimento que o Senhor nos dá para cada vez mais “vermos” a verdade do interior da nossa realidade de pecadores, é um estímulo para perseverarmos na fé e na oração humilde do publicano : “Senhor, tem compaixão de mim, que sou um pecador”.


O meu olhar volta-se para os humildes e os corações contritos...” Is 66,2


Jesus dá-nos o exemplo de que todos temos que passar pela sexta-feira santa: aceitar o sofrimento por amor, na esperança de que o Pai nos glorificará na Vigília Pascal!

Ânimo! Coragem!



Ressuscitou! Ressuscitou! Aleluia!

Venceu a morte! Ressuscitou!


É com os temas das celebrações da Palavra que ocorrem todas as quartas-feiras, que a Comunidade tem vindo a preparar os seus jovens para a peregrinação de Agosto de 2011. Os nossos Jovens, integrados noutras Comunidades Neocatecumenais do continente, irão, uma semana antes das Jornadas, para uma cidade a determinar, proclamar Jesus, morto e ressuscitado e preparar os cidadãos para as JMJ.

Rezemos por eles.


TEM UM BOM DIA.


Sem comentários: