terça-feira, 14 de junho de 2011

Dar é Dar-se!


Império do Espírito Santo
Ilha da Terceira



Terminado o tempo pascal, entramos de novo no “Tempo Comum”. E as leituras de hoje são muito interessantes, especialmente por estarmos a passar aqui nestas terras do Atlântico, pelas festas do “Espírito Santo” , que tem muito a ver com tradições e por vezes “disputas” entre agremiações encarregadas de organizar as festas.

São Paulo exorta os cristãos de Corinto - 2ª Carta aos Coríntios 8,1-9 - para ajudarem os irmãos da comunidade de Jerusalém que estavam a passar por muitas privações. Gostar de dar, é uma graça de Deus, pois tudo o que temos, foi Deus que no-lo deu para partilharmos com quem não tem. Foi esta a mensagem que passou e ficou retida nos corações de quem a escutou; todos ajudaram, mesmo aqueles que pouco tinham!

É este espírito que está na origem das Festas ao “Divino” que se realizam nos Açores.

Dar, na nossa expressão cristã, é dar-se e por isso não olhamos a quem. Jesus hoje, pede-nos por isso, que amemos o nosso inimigo, porque amar o amigo, até os ateus já o fazem. O que nos distingue deles, é precisamente amar aqueles que não gostam de nós, que nos gozam, desprezam … Dar-se é dar com Amor, na dimensão de Jesus - Mateus 5,43-48.

Somos devotos do Espírito Santo?

Então respeitemos a sua Divindade! Ele é Deus!

Peçamos a Ele que nos dê humildade para aceitarmos os outros irmãos tal como eles são e que sejamos instrumentos de união e de amor dentro de cada “comissão das festas”. Dar este testemunho na nossa comunidade paroquial, só dignifica a Festa em louvor do Espírito Santo.

Ser generoso é uma graça de Deus.”



Sem comentários: