sexta-feira, 10 de junho de 2011

A visita dos nossos Catequistas




Tivemos no passado Domingo a visita dos nossos Catequistas que vieram rezar Laudes connosco e “tomar o pulso” da nossa Comunidade.

Estávamos “fraquinhos”, é verdade! Agora parece que nos foi insuflado AR, porque nos sentimos com mais ânimo e coragem; mais fortes sem dúvida.

Tantas dúvidas que tínhamos, havia confusões e atritos entre nós; o demónio usava-se de amigos e até dos próprios irmãos da Comunidade para nos desunir e confundir.


Mas o Senhor cuida do seu Povo, protege-o e abençoa-o, ouviu o nosso clamor e veio até nós através dos Catequistas.

Fiquei a perceber que isto de viver em “comunidade”, é muito sério!!! Somos uma só “coisa”; embora diferentes, vamos viver juntos na unidade e no amor. Uma rixa terá de acabar sempre em respeito pela diferença e perdão, o que provoca uma alegria imensa; somos o povo de Deus e como tal, ovelhas do seu rebanho, por isso teremos de ir atrás do irmão que fica para trás e ajudá-lo a caminhar, porque o rebanho não prosseguirá se não estivermos todos; temos de ser pacientes e tolerantes para com a “ovelha negra”, tal como o Senhor é para cada um de nós.


O Convívio mensal é o espaço ideal para cultivar a unidade e o amor entre os irmãos. É uma das colunas do tripé, onde se sustenta a Comunidade. Daí a sua importância em conjunto com a Celebração da Eucaristia e a Celebração a Palavra.


Mas o Espírito Santo deu-nos força e discernimento para continuarmos na Verdade, a caminho da Vida. Somos fracos e pequenos, mas queremos continuar nesta Comunidade, lutando, zangando, perdoando, pedindo perdão, suplicando e dando louvores ao Senhor, mas todos nós queremos ter “um só coração e uma só alma”.



Sem comentários: