quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

“SENHOR, NÃO LHES ATRIBUAS ESTE PECADO”


Matar por apedrejamento, século XXI


Mas um dia de Natal se passou, cada um, o melhor possível. Todavia, este Tempo mágico do Natal ainda se prolonga por mais algum tempo...
Hoje festejamos a memória de S. Estevão, que viveu pós ressurreição de Cristo, no seio dos Apóstolos, exercendo o serviço de diácono. Foi eleito por sorteio, para este cargo. Para se “candidatar” ao mesmo, teve que satisfazer algumas condições, nomeadamente: “...  boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria ...”.
Foi uma voz que incomodava por falar verdade, denunciando as injustiças e a corrupção e por isso foi morto à pedrada, como ainda hoje se faz , por aqueles lados. Morreu, por amor, por defender os Mistérios de Cristo e perdoando aqueles que o mataram, dizendo: “SENHOR, NÃO LHES ATRIBUAS ESTE PECADO”.
Foi assim o primeiro mártir da Igreja.

A vida de S. Estevão exorta-nos ao serviço junto dos que mais precisam,  à simplicidade e humildade para vivermos como a Família de Nazaré, à coragem para não termos vergonha nem medo de proclamar a Fé em Jesus Cristo e ao perdão, especialmente para os que não gostam de nós.

Que interceda por nós, que andamos tão doente do coração, sem animo, tristes, desanimados, cansados de tanto sofrer, para que o Senhor faça nascer em cada um de nós, a esperança de uma vida renovada que nos faça “nascer de novo”.

A Liturgia deste dia :

            Act 6,8-10; 7, 54-60
            Sl 30
            Mt 10, 17-22
           

PASSA UM BOM DIA


Sem comentários: