quarta-feira, 15 de maio de 2013

CATEQUESE, SEMPRE!



Temos que ser interventivos! Temo-lo sido, e bem, em relação à solidariedade para com os mais atacados pela gravosa política do governo multiplicando os centros de apoio, mas temos descurado a parte da formação e exortação espiritual.

A minha formação vai no sentido inverso: a Palavra de Deus é que me impele à prática da solidariedade e a querer repartir do que tenho, com quem não tem. É um princípio de vida que a Bíblia chama de “amor fraterno”. Os primeiros cristãos, depois de escutarem o kerigma – a Boa Nova da Ressurreição -, convertiam-se ... e punham tudo em comum. Não basta responder pontualmente, apenas quando há as “campanhas”.

São os Catequistas que a iniciação cristã coloca no meu caminho, que continuam a ensinar-me para que eu cultive a unidade e o amor fraterno; para que eu seja mais verdadeira e justa com os outros. Até morrer a Palavra de Deus será uma constante surpresa, novidade e luz no meu caminho.

Eu sou uma catequista menor, mas já notei que muitos não gostam do pouco que eu digo e faço. S. Paulo dirige-se hoje aos Catequistas, dizendo: «Tomai cuidado convosco e com todo o rebanho, de que o Espírito Santo vos constituiu administradores para apascentardes a Igreja de Deus, adquirida por Ele com o seu próprio sangue. 
Sei que, depois de eu partir, se hão-de introduzir entre vós lobos temíveis que não pouparão o rebanho 
e que, mesmo no meio de vós, se hão-de erguer homens de palavras perversas para arrastarem discípulos atrás de si.” – Act 20,28-38.

Os Profetas defenderam os injustiçados, denunciaram as atrocidades e hipocrisias e também educaram, deram esperança e falaram do Amor de Deus. Mataram-nos a todos.

Eu não sei viver sem a Palavra que constantemente me instrói, me guia, repreende e me anima. Sei que outros conseguem passar sem Ela.

Rezem pela Catequese: para que os catequistas vivam na humildade e simplicidade e para que os catequizandos abram o seu coração para escutarem.


PASSA UM BOM DIA


Sem comentários: