quinta-feira, 23 de maio de 2013

Deus é que elege, não tu!


A Palavra que ontem celebrámos, foi “Eleição”. Tocou-me profundamente e me fez assumir que não adianta “espernear”, porque será feita é a vontade de Deus e não a minha - ... se o Senhor não constrói a casa, em vão se cansam os construtores... , diz o salmista.

É Deus quem elege, quem escolhe aquele que irá realizar a Missão que lhe for atribuída! Por quê? Não o sabemos! Tudo acontece segundo os Seus desígnios.
Deus escolheu, de entre toda a humanidade, um povo que seria a “terra” de onde germinaria o Povo de Deus. – Dt 7, 7-16 – não por ser o maior ou o melhor que outro qualquer, até porque este povo era escravo dos egípcios. Elegeu-o por amor e para cumprir a promessa de salvação, que viria a ser cumprida efetivamente, em Jesus Cristo.
Escolheu os Patriarcas, os Profetas que quis conduzissem esse Povo os quais foram os intermediários entre Deus e o Povo, dando-lhes coragem, esperança e confiança – Is 41, 8-16.

Dos eleitos, uns compreendemos a “preferência” aos olhos humanos, como Maria de Nazaré– Lc 1, 26-38 –, alguns profetas... , mas outros não, como Ciro que era pagão, ou Saul/Paulo, perseguidor dos cristãos – Act 9, 13-19.
Só compreendo que Deus me tenha elegido para fazer parte desta Iniciação Cristã, por ser grande pecadora que precisa urgentemente de se salvar, porque não tem muito tempo... Mas há outra coisa: a todos os eleitos, o Senhor dá uma Missão e é aí que eu “não vejo” onde o Senhor vai arranjar algo para eu fazer...

O melhor mesmo, é aceitar a eleição do Senhor, sem medo, com muito ânimo e coragem, pois já provamos que Ele está connosco.


PASSA UM BOM DIA


Sem comentários: