Mais um domingo vivido na Igreja de Santa Cruz e mais uma vez constato com alegria a forma delicada e humana, como esta Comunidade cristã respeita os seus velhos, no que concerne à prestação dos serviços litúrgicos .
Mais de 80% dos elementos do coro são idosos e cantam maravilhosamente. A Eucaristia de hoje foi celebrada em sufrágio do organista que há cerca de trinta anos servia esta Igreja. Morreu louvando o Senhor através da música. O órgão onde habitualmente tocava, esteve hoje calado. Em seu lugar tivemos o som inconfundível do órgão de tubos de Santa Cruz.
Os Leitores litúrgicos são igualmente idosos: proclamaram a Palavra com sabedoria: profundidade, pausadamente e clareza.
Outros encarregaram-se da entrega dos dons...
O padre concelebrante, deficiente motor, precisou de ajuda do sacristão, para se movimentar até ao seu lugar. Mas foi ele que, com essa mesma ajuda, foi até ao ambão, entoou o Aleluia e proclamou o Evangelho.
O Ministro da Comunhão, também era uma senhora de idade!
A Igreja de Santa Cruz, às dez horas estava apinhada de gente. Toda a assembleia participou activamente no canto e nas orações . No final da Eucaristia foi administrado o Sacramento do Baptismo.
A Igreja tem de dar exemplo de comunhão, fraternidade, carinho e humanismo. O ser humano não é produto descartável. "Olhar", respeitar e aprender com a sabedoria dos mais velhos, é o que nos ensina a Sagrada Escritura . Não pode ser doutra maneira.
PASSA UM BOM DIA
Sem comentários:
Enviar um comentário