segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O Trabalho dignifica



 Tenho encontrado quase diariamente, no átrio da Igreja de Santa Cruz, um rapaz mal vestido, sem o braço esquerdo, de chinelos nos pés, a cantar e a tocar num piano electrónico com a mão direita e o nariz! Tudo em simultâneo. A voz é bonita; a mão que toca é descarnada e as unhas muito sujas... 
Aprecio-o, porque está a esforçar-se por mostrar o que sabe fazer e ganhar dinheiro para o que precisar. Quando me confronto com alguém que executa um instrumento ou faz animação de rua ou outra manifestação artística eu tendo sempre a compensar  esse trabalho. Para mim isso é um trabalho como qualquer outro. Neste caso não vou dar uma "esmola", mas trocar dinheiro por um serviço merecido.

Mas quando me cheguei para o rapaz e abri o porta-moedas, quase sou derrubada por uma criança dos seus cinco anos que estava com a mãe - moça nova e anafada - mesmo à saída da porta da igreja com um copo na mão a "pedir" que pretendia interceptar e desviar para ela a minha contribuição  destinada ao músico. O trabalho dignifica.

Eu já tinha passado por elas, que diariamente se sentam no chão de copo na mão, no mesmo lugar, proferindo as mesmas palavras que já ninguém ouve ...

S. Paulo premiou sempre o trabalho. Evangelizou e criou muitas comunidades cristãs , o que por si só lhe dava já o direito a recompensa, mas quis dar o exemplo ao continuar a exercer a sua profissão, ocupando-se na confecção de tendas. 


PASSA UM BOM DIA

Sem comentários: