sábado, 14 de fevereiro de 2015

Amanhã é o Dia do Repouso





Domingo: O dia do descanso 


Deus está no presente, no agora
*O Sr quer que eu viva no presente, hora a hora, dependente da Sua vontade; foi assim que Ele ensinou no deserto.
*Confiar no nosso Deus, que é cheio de misericórdia e bondade.

Iahweh acabava de matar a fome ao povo que o tinha posto à prova, dando-lhe o Maná, com as seguintes prescrições: recolher este alimento apenas na quantidade necessária para cada um e para cada dia; aquele que guardar, o excedente estragar-se-à.

Mas no 6º dia Iahweh disse a Moisés que cada pessoa guardasse o pão em dobro por pessoa para o dia seguinte, pq amanhã é o 7º dia, dia de repouso completo, do descanso, dia de sábado destinado a Iahweh – Ex 16,22-35 – dia em que Iahweh descansou qd terminou a Obra da Criação.
Recorda-te do dia de sábado para o santificares”. Porque em 6 dias, Deus fez a Criação , “mas repousou no 7º dia; por isso Iahweh abençoou o dia de sábado e o santificou” – Gn2,2-3 – Ex 20,8-11 . Foi assim que Deus ofereceu o repouso ao povo hebreu e a nós.
O sábado / o dia do Senhor é um dom que Deus nos deu na 1ª Aliança, para preparar o domingo da nova Aliança. Deus nos entrega o Seu dia.

Por que é que Deus nos dá este Dia?

Por amor! Quando se ama, quer-se estar junto do amado e Deus ama-nos e sempre nos amou primeiro. Então este Dia é para os amantes se encontrarem – como diz o profeta Os 2 : neste Dia, eu vou seduzi-la, levá-la ao deserto para lhe falar ao coração, para lhe falar de amor. Então  neste dia, que é o Dia do Encontro, o Senhor quer ver-me alegre e a recordar as maravilhas que Ele fez e faz comigo – os pais que me deu, a infância e a juventude pobre, simples mas muito feliz; o marido que ele escolheu para mim, a minha realização profissional; entregou-me o Caminho; deu-me luz e está a tirar-me da escravidão... Os ciclos da terra estão a fechar-se e a abrir-se os ciclos do céu...  - por isso tenho mais que motivos para louva-Lo e agradecer-Lhe TUDO. O povo Hebreu também tinha muitas coisas para recordar e se alegar...

HOJE temos a Sua Palavra e a Eucaristia que celebramos no domingo, o dia que fez o Senhor, o Dia da Sua Ressurreição , da Libertação , da Luz. Cristo santificou o Domingo com a Sua Ressurreição. É o sétimo dia!

PASSA UM BOM DIA


Sem comentários: