quarta-feira, 12 de outubro de 2016

NOTICIAS



Batalha faz protocolo para levar atividades culturais
 ao Mosteiro



A Câmara Municipal da Batalha e a Direção Geral do Património Cultural assinaram hoje um protocolo que a autarquia anunciou como "inovador" no sentido de reforçar a programação cultural e artística do Mosteiro da Batalha.

O acordo abrange também os espaços contíguos ao mosteiro património da Humanidade da UNESCO e prevê, segundo a autarquia, que a programação a realizar ali se reja por critérios como "a relevância artística, a coerência e a articulação programática e a promoção monumental e turística do conjunto".
"A relação saudável e intensa entre a comunidade e o Mosteiro sai muito reforçada com esta parceria, em nome da valorização de um monumento único no contexto mundial", sublinha o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos.
O autarca acredita que o "protocolo inovador" assinado no Palácio da Ajuda, em Lisboa, reforça a promoção do monumento, que "pode e deve ser concretizada através de diferentes manifestações culturais, contribuindo para a vitalidade destes espaços de memória".
"Este protocolo é mais um contributo para a excelente dinamização já hoje realizada pela direção do mosteiro", sublinha Paulo Batista Santos.

Jovens artistas estrangeiros pintam e desenham
monumentos de Évora



Quase 50 jovens oriundos de escolas de sete países estão em Évora, até domingo, para pintarem e desenharem monumentos da cidade alentejana, durante o 17.º Encontro Internacional de Arte Jovem, que inclui três exposições.

O encontro é organizado pela Teoartis Galeria, em parceria com a Câmara de Évora e com o apoio da Fundação Eugénio de Almeida e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.
A iniciativa na cidade alentejana é sempre precedida de um concurso, no âmbito do qual alunos dos "quatro cantos do mundo" apresentam os seus trabalhos artísticos sobre Évora.

O encontro é organizado pela Teoartis Galeria, em parceria com a Câmara de Évora e com o apoio da Fundação Eugénio de Almeida e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.
A iniciativa na cidade alentejana é sempre precedida de um concurso, no âmbito do qual alunos dos "quatro cantos do mundo" apresentam os seus trabalhos artísticos sobre Évora.

O programa do encontro inclui três exposições, duas das quais "abrem portas" na quarta-feira e podem ser visitadas pelo público até ao dia 12 de novembro, na Igreja do Salvador e no Museu de Évora, segundo a Direção Regional de Cultura do Alentejo.
Na Igreja do Salvador estão reunidas 30 obras executadas pelos jovens artistas em anteriores edições do encontro, enquanto, no Museu de Évora, são apresentados trabalhos da autoria de oito professores de Arte que acompanharam os alunos.
A terceira mostra diz respeito à edição deste ano do concurso e vai estar patente no Palácio D. Manuel, a partir de sábado e até final deste mês, com os trabalhos premiados e aqueles que foram selecionados para serem expostos, disse José Peres.
O Encontro Internacional de Arte Jovem tem como objetivo impulsionar a motivação pela criação artística por parte de crianças e jovens.



Fátima: Livro conta a história de 100 anos das Aparições

Um livro recentemente editado e acabado de lançar no mercado, da autoria do historiador José Carvalho, conta a história dos 100 anos de Fátima, em 192 páginas de texto e imagens antigas e modernas, algumas inéditas.

A obra, intitulada "Fátima (1917-2017) - 100 Anos de História das Aparições" é definida pelo autor, professor e investigador de História como "um excelente contributo para a preparação de viver mais profundamente estes tempos que conduzirão até ao centenário das Aparições", que se celebra em 2017.

Numa nota enviada à agência Lusa, o escritor, que reside na ilha de São Miguel, Açores, desde 2007, esclarece que a obra, em versão portuguesa e com resumo e legendas em inglês, "mostra o Portugal e o mundo do tempo das Aparições e o relato das Aparições do Anjo e as seis Aparições de Nossa Senhora" aos pastorinhos, "com recurso a textos curtos e muitas centenas de ilustrações e fotografias a cores e preto e branco".
"Este álbum dramatiza, através de texto e imagens da época e atuais, grande parte da autoria do fotojornalista Arlindo Homem, a incrível e verdadeira história dos três pastorinhos de Fátima, que presenciaram seis Aparições da 'Senhora do Céu' entre maio a outubro de 1917, e que culminou num Milagre final - o Milagre do Sol - visto por milhares de pessoas", adianta José Carvalho.
O álbum versa ainda "pela voz de inúmeras memórias da época" sobre alguns dos mais importantes acontecimentos dos últimos 100 anos, concretamente "as circunstâncias

dos acontecimentos ocorridos na Cova da Iria, fazendo referência às perseguições religiosas da I República, à I Grande Guerra e ao Portugal e Mundo deste ano cheio de acontecimentos".
"Um volume histórico e que todos os portugueses devem ler e guardar, sejam crentes ou não, de forma a compreenderem este momento e fenómeno cruciais da nossa história coletiva", lê-se numa nota da editora.
Já o cardeal José Saraiva Martins, Prefeito Emérito da Congregação Para as Causas dos Santos, afirma, no prefácio da obra, que o texto de José Carvalho "deixa o coração cheio de esperança e recorda a antiga e sempre muito atual mensagem de salvação para os homens e mulheres de todos os tempos".
"Nestas páginas excelentemente ilustradas, encontramos imagens com grande beleza e mistério", adianta.
José Carvalho é autor de várias obras de cariz histórico e religioso de onde se destacam, entre outras, "Católicos nas Vésperas da I República" ou "O Santo Condestável. Dom Nuno Álvares Pereira", ambas de 2009, "Portugal Reza com Maria" (2011), "João Paulo II e Portugal" (2014) ou "Guia Espiritual de Fátima", editada em 2016.



(noticiasaominuto)

Sem comentários: