sábado, 7 de outubro de 2017

ENTREVISTA: Fundador do Caminho Neocatecumenal em um Livro de Reflexões, Passado e Futuro
"Estou com vergonha de lê porque é muito íntimo ... Mas talvez fará com que alguém seja bom. Nesse caso, abençoado seja o Senhor! "

"Você abriu uma fissura no meu peito, Senhor. É um abismo escuro, um universo que anseia por você. Eu me perco e sofro ".
"Conceda-me para amá-lo muito, Senhor".
"A arma do cristão é a oração".
Estas são algumas das orações, reflexões, poemas e pensamentos que Kiko Argüello anotou em um pequeno caderno ao longo de quase 25 anos e que já foram publicados em um livro. “Anotações”, o título do volume do iniciador do Caminho Neocatecumenal - o segundo depois de 2012 “O Kerygma nas barracas com os pobres -  foi p ublished por Cantagalli com prefácio do cardeal Ricardo Blazquez, presidente da Conferência episcopal espanhola. 
O livro foi apresentado no final de novembro no Teatro Olímpico de Roma pelo próprio Argüello junto com o Cardeal Gerhard Ludwig Muller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e com Graziano Delrio, Ministro das Infra-Estruturas e Transportes. Antes da reunião, Argüello entregou uma entrevista exclusiva ao ZENIT.
* * *
ZENIT: como você descreveria seu livro? E qual foi a necessidade de publicar essas reflexões que em partes são tão íntimas?
Argüello: eram os sofrimentos que tive, momentos de "regurgitação" espiritual, de explosão, durante os quais comecei a dialogar comigo escrevendo em um caderno. Eu escrevi estas anotações ano após ano ... Nunca pensei em publicá-las! A partir de 1988, levantei esses papéis na minha bolsa e, dado que eles estavam sendo destruídos, pedi a um amigo que os transferisse para um computador. Ele me disse: "Kiko, estes são muito intensos, por que você não os publica? Isso faria muito bem aos irmãos do Caminho, porque sua alma está aqui. "Eu pensei sobre isso e também por instigação de BAC ( Biblioteca de Autores Cristianos) [Biblioteca de Autores Cristãos], então decidi escrever o livro, que considero uma espécie de "testamento espiritual", um presente para as minhas Comunidades fundado em Madrid, em Roma e no mundo, que eu amo muito . Aqui está (ele me mostra o volume) . Estou com vergonha de lê porque é muito íntimo ... Mas talvez fará com que alguém seja bom. Nesse caso, seja abençoado seja o Senhor!
ZENIT: A morte de Carmen em julho contribuiu de alguma forma?[Carmen Hernández, co-iniciadora do Caminho Neo-Catecumenal]
Argüello: certamente acelerou a publicação, porque me fez perceber que em breve também vou morrer. Então pensei que alguém poderia encontrar essas folhas. Quem os publicaria? Quem os apresentaria? Talvez, reflita, é melhor que eu faça isso antes de morrer.
ZENIT: Em conexão com Carmen, há tantos sem e dentro do caminho, que se perguntam se ela será substituída ...
Argüello: pensamos nisso e pesamos milhares de hipóteses, mas decidimos não, enquanto eu e o padre Mario (Pezzi, o padre e o terceiro líder da equipe internacional do Caminho Neo-Catequenceal, ndr) estão em saúde, seguimos como dois apóstolos. Alguns irmãos nos ajudam na evangelização e em outras coisas práticas cotidianas. Mas não estamos pensando em substituir Carmen, também porque ela é insubstituível.
ZENIT: Você sente sua falta?
Argüello: sim sim e não um pouco.
ZENIT: Que memórias você tem dela que foi seu companheiro de evangelização há tanto tempo?
Argüello: Carmen era maravilhosa.  um imenso amor por Cristo. Deus se juntou a nós e nos preparou para este excelente trabalho entre os pobres. Nós levamos a iniciação cristã às paróquias, pelo menos para aqueles que a queriam, e as pessoas descobriram o que significa ser cristão. Ser cristão é o maior que pode haver na vida. É a participação na vida de Cristo, na vida divina, no amor de Deus que ama de uma forma surpreendente até morrer crucificado como o menor da Terra.
ZENIT: Em alguns anos, o Caminho Neo-Catequenceal comemorará seu 50º aniversário. Qual é a primeira coisa que vem à mente na revisão deste meio século?
Argüello: Penso, acima de tudo, que, juntamente com Carmen, viajamos por todo o mundo: toda a América, toda a Ásia, toda a Europa pregando o Evangelho nas Igrejas, nos Quadrados, nos Estádios. Quantos jovens nos conhecemos - milhares! Quantas vocações para o sacerdócio, para a vida consagrada, para a missão que o Senhor despertou! Verdadeiramente, Deus não queria que parássemos por um instante ... Ele fez tudo, com Seu zelo para salvar a humanidade, e nós éramos apenas instrumentos.
ZENIT: Você está satisfeito?
Argüello: Sim, estou feliz, mas sempre sofrimento! Eu me considero um pecador, um pobre, não sei por que Deus me dá esses sentimentos ...
ZENIT: Honestamente, o que você acredita é o contributo que o Caminho deu à Igreja?
Argüello: foram os próprios papas que sempre reconheceram o grande contributo do Caminho Neo-Catecumenal para a Igreja, e não o Papa Francisco, que nos ama muito e descreveu-o como "um presente". Acredito que o Caminho também serviu para saem dos limites do clericalismo que, como diz o Santo Padre, é um dos "cânceres" da Igreja. Cinquenta anos depois do Conselho, há tantos que não sofrem com um leigo dizendo certas coisas; É uma anomalia, ou que o Senhor pode dar um carisma a um leigo, porque isso significa ter "poder". Isso ainda nos faz sofrer um pouco hoje, mas Cristo sofreu muito mais que nós.
ZENIT: uma novidade está prevista para o futuro?
Argüello: O futuro? O futuro está nas mãos de Deus! Continuamos com a evangelização nas paróquias: há tantos novos no mundo que abriram as portas a essa realidade da iniciação cristã, e então, a missio ad gentes , que é uma ajuda especialmente para as famílias, para que permaneçam unidas .
ZENIT: a evangelização continua na Ásia?
Argüello: Absolutamente! O Papa já enviou cerca de 400 famílias para a Ásia: Mongólia, Laos, Vietnã e também, pouco a pouco, a China está se abrindo. Alguns dias atrás, eu estava falando com o arcebispo de Pequim que me disse: "Precisamos de você, porque temos uma necessidade urgente de um novo catecumenado". Eles abriram tantas igrejas, mas há chineses que não sabem nada sobre Cristo , sobre o cristianismo; eles não sabem como educá-los, como aproximá-los da Igreja ... Eu disse: "Estamos preparando 20 mil sacerdotes para a Igreja na China, mas ainda somos muito poucos, o que fazer? Por outro lado, quais são 20.000 sacerdotes para mais de 300.000 igrejas? Nada. A China é imensa, mas agora está em um kayrosmomento, precisa de apóstolos. E tentamos, na medida do possível, fomentar a evangelização. Eu disse que estamos preparando um grupo para a China, nos seminários Redemptoris Mater , para levar Jesus Cristo . Na China, na verdade, agora só há dinheiro ... Dinheiro, dinheiro, dinheiro ... E, como o Papa sempre diz, o dinheiro é antidote.
ZENIT: Em vez disso na Europa, ele disse em várias ocasiões, existe o risco de apostasia ...
Argüello: Não, não, não há risco de apostasia; A Europa já está em apostasia. E este é um fato grave, é a preparação do anticristo. Na Segunda Carta aos Tessalonicenses, São Paulo diz: "Primeiro haverá rebelião e então o homem da iniqüidade será revelado", mas "o Senhor o matará com o sopro de Sua boca". Pensamos que essa respiração é a proclamação do kerygma. Portanto, para os próximos meses estamos preparando uma missão em todo o mundo de milhares de apóstolos que, dois a dois, "sem bolsa ou dinheiro", proclamarão o amor de Deus na rua.
[Tradução por ZENIT]


Sem comentários: