Florinda Madeira
No passado dia 27 de dezembro de 2020 o Papa Francisco anunciou na oração do Angelus um “ano especial” dedicado à família, que terá início já no próximo dia 19 de março, por ocasião do quinto aniversário da exortação apostólica Amoris Laetitia – Sobre a alegria do amor na família, resultado de duas assembleias do Sínodo dos Bispos (2014 e 2015) e dos inquéritos aos católicos de todo o mundo.
O anúncio deste ano tão especial foi feito no dia em que a Igreja Católica celebra a festa litúrgica da Sagrada Família (primeiro domingo depois do Natal). Tal como já referido, vai ser inaugurado na próxima Solenidade de São José (19 – 03 – 2021) e decorre até à celebração do X Encontro Mundial das Famílias em Roma (26 – 06 – 2022).
O “Ano Família Amoris Laetitia” é uma iniciativa que pretende chegar a todas as famílias do mundo através de várias propostas de caráter espiritual, pastoral e cultural que podem ser implementadas em paróquias, dioceses, universidades, movimentos eclesiais e associações familiares, de acordo com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que coordenará e impulsionará as ações do ano. Tem como objetivos “difundir a mensagem cristã sobre a família à luz dos desafios do nosso tempo; aprofundar o texto da exortação apostólica e do magistério do Papa Francisco; convidar as Conferências Episcopais, as dioceses e as paróquias, juntamente com os movimentos, associações e famílias, a dedicar-se com vigor à pastoral da família, implementando a Amoris Laetitia”.
“Confiamos à Sagrada Família de Nazaré, em particular a São José, marido e pai solícito, este caminho com as famílias de todo o mundo. Que a Virgem Maria, a quem agora recorremos com a oração do Angelus, faça que as famílias de todo o mundo sejam cada vez mais fascinadas pelo ideal evangélico da Santa Família, para se tornarem fermento de uma nova humanidade e de uma solidariedade concreta e universal”.
A experiência da pandemia colocou em destaque o papel central da família como Igreja doméstica e também a importância dos laços entre as famílias, que fazem da Igreja uma “família de famílias”. Merecem, por isso, um ano de celebrações para que sejam colocadas no centro da solicitude pastoral e da atenção de cada realidade pastoral e eclesial.
Por meio das iniciativas espirituais, pastorais e culturais planeadas para o Ano “Família Amoris Laetitia” o Papa Francisco pretende dirigir-se a todas as comunidades eclesiais do mundo, exortando cada pessoa a ser uma testemunha do amor familiar.
Nas paróquias, dioceses e universidades, no contexto dos movimentos eclesiais e das associações familiares, serão divulgados instrumentos de espiritualidade familiar, de formação e ação pastoral sobre a preparação para o matrimónio, a educação ao afeto dos jovens, sobre a santidade dos cônjuges e das famílias que vivem a graça do sacramento na vida quotidiana.
Além disso, serão organizados simpósios académicos internacionais para aprofundar os conteúdos e as implicações da exortação apostólica em relação aos temas de grande atualidade que interessarão às famílias em todo o mundo. Como cristãos somos chamados a difundir a mensagem cristã sobre a família à luz dos desafios do nosso tempo, onde quer que estejamos, nas escolas, nas universidades, nas empresas, com quem se cruza connosco seja qual for a situação.
O Papa convidou todos a unirem-se às iniciativas que vão decorrer durante o ano. Seria bom que pudéssemos aproveitar algumas das iniciativas que a igreja nos poderá oferecer, em resposta ao desafio proposto pelo Papa Francisco.
Sem comentários:
Enviar um comentário