quarta-feira, 24 de março de 2021

MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO

SOBRE A OCASIÃO DE ACONTECIMENTOS IMPORTANTES NO BANGLADESH

[17 a 26 de março de 2021]


Congratulo-me com a oportunidade de estender as minhas mais calorosas saudações e votos de felicidades ao Presidente, Primeiro-Ministro e ao querido povo do Bangladesh, enquanto a nação celebra o centenário do nascimento do Sheikh Mujibur Rahman e o quinquagésimo aniversário da independência do Bangladesh. Uno-me a todos vocês para agradecer a Deus pelas muitas bênçãos concedidas ao seu país ao longo dos anos.

Bangladesh - "Golden Bengal" ( Sonar Bangla ) - é um país de rara beleza natural e uma nação moderna, que se esforça para manter a unidade de idioma e cultura com respeito pelas diferentes tradições e comunidades que vivem nele. Este é um dos legados que o xeque Mujibur Rahman deixou para todos os bengalis. Ele promoveu uma cultura de encontro e diálogo, caracterizada pela sabedoria e uma visão ampla e perspicaz. Ele estava convencido de que somente em uma sociedade pluralista e inclusiva, em que cada pessoa possa viver em liberdade, paz e segurança, somente assim será possível construir um mundo mais justo e fraterno.

Bangladesh é um Estado jovem e sempre teve um lugar especial no coração dos Papas, que desde o início se solidarizaram com seu povo, procuraram acompanhá-lo na superação das adversidades iniciais e apoiá-lo na exigente tarefa de construir. e fazendo crescer a nação. Espero que as boas relações entre a Santa Sé e Bangladesh continuem a florescer. Confio também que o clima cada vez mais favorável de encontro e diálogo inter-religioso, que pude encontrar durante a minha visita, continuará a permitir que os fiéis expressem livremente suas convicções mais profundas sobre o sentido e o propósito da vida e, assim, contribuirá para a promoção do espiritual. valores, que são a base segura de uma sociedade pacífica e justa.

Caros irmãos e irmãs, ao recordar o quinquagésimo aniversário da sua independência, renovo a minha firme convicção de que o futuro da democracia e a saúde da vida política do Bangladesh estão essencialmente ligados aos seus ideais fundadores e à herança do diálogo sincero e do respeito pelos diversidade legítima que você tentou alcançar ao longo dos anos.

Como amigo de Bangladesh, encorajo cada um de vocês, especialmente as gerações mais jovens, a renovar seus esforços para trabalhar pela paz e prosperidade da nobre nação que representam. E peço a todos vocês que continuem em seu compromisso de generosidade e consciência humanitária para com os refugiados, os mais pobres, os desfavorecidos e aqueles que não têm voz.

Com estes votos cordiais, invoco abundantes bênçãos divinas sobre Golden Bangladesh e todos os seus cidadãos.



Sem comentários: