quarta-feira, 17 de março de 2021

Oração do bom humor


Madalena Madeira Duarte 


A oração do bom humor é uma oração predileta do Papa Francisco, como confessou aos membros da Cúria Romana, mencionando que a reza diariamente. Assim, afirma o Santo Padre: “Como bom inglês, o mártir Tomás Moro valorizava o senso de humor. Acho que, se o temos para valorizar esta oração, é porque Deus também o tem como fonte de bom ânimo. Eu aprecio muito esta oração!” 

Afirmava Alfred Montapert que “o bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e esperar o melhor e não o pior”. Na verdade, um olhar com graça para qualquer sucedido pode salvar algo que corra mal e transformá-lo num momento de risada ou de esperança em resolver o que correu pior e torna uma situação que já é boa em algo ainda melhor. Torna-nos, como espelhado na prece, menos resmungões, mal-humorados e faz-nos relativizar aquilo que “amiudamos” na vida, aquilo que tornamos num problema e que nem deveria sê-lo. 

Quantas vezes já vimos na nossa vida o humor de Deus, numa situação que não sonhávamos que acontecesse, ou em algo que era o nosso desejo mais íntimo e que Deus nos mostra, com muita graça, que se pode tornar realidade. Que sorte olhar a vida com humor! 


Oração do bom humor


Senhor, dai-me uma boa digestão,
mas também algo para digerir.
Dai-me a saúde do corpo, mas também o bom humor, necessário para mantê-la. 

Dai-me, Senhor, uma alma simples,
que saiba aproveitar tudo o que é bom 
e que não se assuste quando o mal chegar,
e sim que encontre a maneira de colocar as coisas no lugar. 

Dai-me uma alma que não conheça o tédio nem os resmungos, suspiros e lamentos, 
e não permitais que eu me atormente demais com essa coisa incómoda demais chamada “eu”. 

Dai-me, Senhor, senso de humor! Amém. 

    


Sem comentários: