sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PELO MUNDO





Papa abençoa o Equador


Na manhã desta Segunda-feira, 10 de Agosto, na Catedral Metropolitana da capital da República do Equador, o arcebispo de Quito, D. Raúl Vela, celebrou a Missa para comemorar o Bicentenário de Independência da Nação. Presentes na cerimónia estiveram autoridades eclesiásticas, militares e governamentais.

Durante asua homilia, D. Raúl Vela indicou que “celebrar a Palavra e a Eucaristia constitui uma acção de graças por excelência, neste dia tão especial para aqueles que formam a nossa amada pátria do Equador”.

O arcebispo também se referiu à Encíclica “Caritas in veritate” do Papa afirmando que a mesma “estimula o bem-estar das nações através do desenvolvimento e do trabalho, com honradez e responsabilidade, em um ambiente onde impere a justiça e o direito, pilares da autêntica paz que todos buscamos, enquanto peregrinamos nesta vida terrena”.

Na conclusão da Missa, D. Raúl Vela leu o telegrama que Bento XVI enviou através do Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, aos equatorianos.

“Por ocasião do Bicentenário do Primeiro Grito de Independência - lê-se no texto -, Sua Santidade Bento XVI deseja fazer chegar ao povo do Equador a sua cordial saudação e proximidade espiritual, assegurando uma particular recordação nas suas orações, nas quais pede ao Senhor que derrame abundantemente os dons de sua graça sobre os amados filhos dessa nobre terra para que, fiéis aos seus grandes valores humanos e cristãos, contribuam para construir uma sociedade cada vez mais fraterna, justa e solidária”.

.......


Igreja mexicana aceita desculpas por operação policial durante missa


A Igreja Católica do México aceitou as desculpas do Governo local por uma acção policial anti-drogas realizada durante uma missa.

No último sábado, cerca de 200 agentes entraram numa igreja da cidade de Apatzingán, 340 quilómetros a oeste da Cidade do México, e prenderam Miguel Angel Beraza, suposto integrante do cartel de drogas La Família.

A organização ganhou destaque na imprensa local após ser acusada de assassinar 12 homens da Polícia Federal, em resposta à prisão de um de seus líderes. As autoridades enviaram cerca de 5500 agentes para as regiões onde o cartel tem actuado.

Em reacção à intervenção policial, a Arquidiocese do México publicou uma nota no seu site, recordando que “a Santa Missa é o acontecimento da fé mais sagrado para os católicos, e interrompê-la violentamente não só é uma falta de respeito aos fiéis, como também um sacrilégio de grande gravidade".

Por outro lado, continua o texto, "invadir uma celebração eucarística não é o mesmo que realizar uma operação num restaurante ou numa discoteca".

........


Itália regista primeiras denúncias e prisões de imigrantes


“A entrada em vigor da lei sobre segurança do governo do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, que considera a imigração ilegal um crime e que autoriza rondas de cidadãos voluntários, causou neste Sábado as primeiras detenções, enquanto continua a polémica sobre a aplicação da medida.

Fontes da Chefia de Polícia de Pescara confirmaram à Agência Efe que a Polícia deteve duas pessoas de nacionalidade marroquina em situação irregular na Itália, que serão processadas esta Segunda-feira.

........


Peru: Arcebispo ameaçado de morte pelas suas posições ecologistas

Sindicatos contestam medidas de defesa do ambiente propostas para a cidade de La Oroya, «uma das 10 mais contaminadas do mundo»

La Oroya

“O arcebispo de Huancayo, arquidiocese do Peru, recebeu ameaças de morte devido ao seu empenho ecologista. As intimidações, publicadas em jornais nacionais e locais, foram assinadas por sindicatos que representam trabalhadores da Doe Run, empresa de origem norte-americana instalada na cidade de La Oroya.

Enquanto alguns sectores sindicais consideram que a obra do arcebispo em defesa do meio ambiente coloca os empregos em risco, outros defendem a acção do prelado: a 13 de Junho, três sindicatos enviaram-lhe uma carta de solidariedade, condenando as ameaças...”

Além destas detenções, houve várias denúncias apresentadas durante a noite contra imigrantes ilegais em cidades como Bolonha, Milão e San Remo, informou a imprensa italiana.

No âmbito da imigração, a nova lei prevê multas de 5 mil a 10 mil euros aos imigrantes ilegais, assim como um processo perante o juiz no qual as pessoas em situação irregular poderão ser expulsas da Itália de forma imediata.

Além disso, amplia até seis meses o tempo de retenção dos imigrantes ilegais e determina a necessidade de estar com documentação regularizada para poder ter acesso às repartições públicas...”


(Ag Ecclesia)


Sem comentários: