quinta-feira, 20 de agosto de 2009

NOTICIAS DA REGIÃO

AÇORES

Maré de prata



"Estou em Santa Maria a passar uns reconfortantes dias de férias. Fiz o possível para fazer coincidir este período de descanso com as principais festas da Ilha do Sol – a celebração do 15 de Agosto e, claro está, o festival Maré de Agosto.

Cada vez que tenho a oportunidade de cá vir, marco um encontro com as raízes da história Açoriana – foi aqui que tudo começou, no já longínquo ano de 1427, quando as caravelas comandadas por Diogo de Silves se encontraram com este atlântico rochedo.

Cinco anos depois, em 1432, o Infante D. Henrique encarrega Gonçalo Velho Cabral de organizar o povoamento da Ilha de Santa Maria.
Outro marco histórico de inegável relevo, foi a visita que Cristóvão Colombo fez à Ilha aquando do regresso das Américas. Estávamos no ano de 1493 quando o ilustre Navegador quis agradecer a Nossa Senhora dos Anjos o sucesso da sua visita ao “Novo Mundo”.
Santa Maria volta a estar no centro dos Açores com o dinamismo dado pelo seu Aeroporto ao longo das décadas de 50, 60 e 70 do século XX. De facto, o aeroporto mariense serviu de porta de saída à emigração açoriana e trouxe a muitas famílias da Ilha do Sol melhores condições de trabalho e de vida.

Mas gostava de convidar os meus leitores a dar um passeio à Praia Formosa – uma vez que a partir desta 5ª feira e até domingo, decorre a 25ª edição do Festival Maré de Agosto.
Um mar de jovens invade o parque de campismo e os demais terrenos disponíveis – é tempo de montar as tendas, preparar o almoço e aproveitar o quente sol de verão.

Para as quatro noites de festa, a Associação Cultural Maré de Agosto preparou um vastíssimo cartaz que contempla vários espectáculos musicais, exposições temáticas e muita animação.
E é mesmo assim! A Maré faz parte do rol das principais festas açorianas, sendo também um dos eventos que mais jovens concentra nas ilhas dos Açores.

Na celebração das Bodas de Prata da Maré merecem uma sincera homenagem os primeiros promotores do evento cultural, assim como a actual direcção da Associação que promove a Maré – trazer esta qualidade musical à Ilha do Sol e manter o elevado nível do festival durante 25 anos, é verdadeiramente notável!
Mas a Maré também prima pelo seu carácter internacional e multicultural – em cada ano visitam Santa Maria grupos oriundos dos vários continentes e embaixadores de diversas manifestações etnográficas e culturais.

Termino enviando a cada um dos participantes da Maré de Agosto, edição n.º 25, um gigantesco Abraço de Prata. "

Alexandre Medeiros
Jornal "A União"

alagauche1@gmail.com

..............

PROIBIÇÃO DA CAÇA AO CACHALOTE

Governo da República
atraiçoou os Açores

Passadas mais de duas décadas sobre a decisão, Adolfo Lima acusa o Governo da República da época de ter atraiçoado a Região ao concordar com a proibição da caça ao cachalote.

ARGUMENTOS PRÓ E CONTRA A REACTIVAÇÃO DA ACTIVIDADE

Recuperação da caça ao cachalote
continua a gerar debate nos Açores

Nos últimos tempos tem-se debatido cada vez mais a possibilidade de reactivar a caça à baleia nos Açores. O tema é polémico e reúne opiniões diversas. Se por um lado há quem acredita na recuperação da tradição, outros mais pessimistas dizem que hoje seria impossível retomar os velhos costumes.


(Jornal "Diário Insular")

..............


SEMANA DOS BALEEIROS 2009

Ocorre de 24 a 30 deste mês, a Semana dos Baleeiros na Vila das Lajes do Pico, moldura da grandiosa FESTA DE NOSSA SENHORA DE LURDES.

Organização da Associação Cultural Terra Baleeira e Município das Lajes do Pico.

Todos os dias haverá: Novena na Igreja Matriz; Feira Regional de Artesanato; Comes e Bebes; Filarmónicas; Exposições; Actividades Desportivas (mar e terra); Animação Nocturna; Diversões para Crianças; Centro de Artes e de Ciencias do Mar; Biblioteca Municipal Dias de Melo; Galeria Municipal; Posto de Turismo e Zona de Lazer do Forte de Santa Catarina.

Esteja em sintonia com estas Festas através do "Rádio Montanha", RDP - Açores e RTP - Açores.


NÃO DEIXES DE VISITAR NOSSA SENHORA DE LURDES

NA FESTA MAIS ANTIGA DA ILHA DO PICO




Sem comentários: