quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Igreja prepara semana dedicada à Educação cristã



O novo Director do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), Acácio Lopes, considera prioritário “ultrapassar algumas contradições e vazios legislativos no que diz respeito ao estatuto da disciplina de EMRC”.

Antecipando a celebração da Semana Nacional da Educação Cristã (3 a 10 de Outubro), este responsável fala à Agência ECCLESIA da necessidade de “negociação colaborante com o Ministério da Educação”, referindo-se ainda à questão das “habilitações próprias e profissionais” dos professores daquela disciplina.

“Tornai as vossas vidas lugares de beleza” é o lema da Semana Nacional, uma oportunidade para passar em revista projectos e prioridades dos Departamentos do SNEC, um órgão da Comissão Episcopal da Educação Cristã (CEEC), da Conferência Episcopal Portuguesa.

O Diácono Acácio José Pereira Lopes é desde o início do mês de Setembro, o novo director do Secretariado, tomando posse precisamente no dia em que faleceu D. Tomaz Silva Nunes, Bispo que presidia à CEEC.

Nesse contexto, o director do SNEC assegura que “a Semana Nacional da Educação Cristã deste ano tem o selo e a marca de D. Tomaz, que tanto se havia empenhado nela. Ela representará, também, uma evocação à sua memória”.

Acácio Lopes assumiu ainda funções como secretário da CEEC, que tem agora como coordenador D. António Marcelino, Bispo emérito de Aveiro.

Dimas Oliveira Pedrinho, do Departamento de Educação Moral e Religiosa Católica do SNEC, refere que a disciplina se insere no “sistema educativo português, como área curricular disciplinar”.

“Querendo dignificar esse estatuto, desenvolveremos acções que nos permitam o reajustar permanente da regulamentação da disciplina, de modo a que a sua prática nas escolas esteja cada vez mais de acordo com os princípios que a orientam e os objectivos a que se propõe”, escreve.

Já Cristina Sá Carvalho, do Departamento da Catequese, destaca que “a renovação dos catecismos para as crianças tem revelado a intenção de que esta constitua uma verdadeira experiência de fé, que coloque em relevo a genuína vontade que estas revelam de conhecer Jesus e de seguir o Seu caminho”.

Maria Helena Calado Pereira, do Departamento da Escola Católica, considera que, nesta área, “o principal desafio com o qual nos defrontamos, actualmente, é o da criação de redes que sejam rosto de unidade entre todas as instituições cujo fim é a educação e felicidade de todos os que nelas procuram o seu caminho: crianças, jovens e adultos”.

O Diácono Acácio Lopes admite que “poderá ser importante que o SNEC se constitua, cada vez mais, como plataforma de articulação de propostas e iniciativas com origem em outras instituições educativas católicas”.

(Ag Ecclesia)


Sem comentários: