quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Papa a caminho do Reino Unido


A caminho do Reino Unido, Papa reconheceu, pela primeira vez, a falta de eficácia da Igreja no tratamento dos casos de pedofilia

Bento XVI reconheceu hoje, pela primeira vez, que a Igreja, no seu conjunto, os bispos e o Vaticano, não foram suficientemente “vigilantes, velozes e decisivos”, quando chegou a hora de combater os casos de abuso sexual a menores, por parte de sacerdotes.

A caminho do Reino Unido, um dos lugares onde se registaram, nos últimos anos, casos de pedofilia envolvendo a Igreja, o Papa referiu-se a estes escândalos com “profunda tristeza”, segundo a agência EFE.

Acrescentando que a revelação dos casos de pedofilia foi para si “um grande choque", o responsável máximo da Igreja católica, expressou ainda, na viagem entre Roma e Edimburgo, “uma grande tristeza” pelas medidas necessárias não terem sido tomadas com maior prontidão e eficácia.

Entre os dias 16 e 19 de Setembro Bento XVI vai estar de visita ao Reino Unido, para uma viagem apostólica. Bento XVI deverá aproveitar a sua passagem por Inglaterra para se encontrar com uma dezena de vítimas de abusos sexuais cometidos por sacerdotes, segundo uma informação do porta voz do episcopado britânico, Jack Valero.

A agenda desta visita de quatro dias inclui também vários encontros civis e ainda a beatificação do Cardeal John Newman, um anglicano convertido ao catolicismo.


(Ag Ecclesia)


Sem comentários: